Muito antes de alguém pensar em nomes para tudo isso, ou de o Google tentar segui-lo na Internet, muito antes da própria Web, do telefone, do automóvel, do trem e dos consultores e deputados, Papai Noel vem gerenciando uma operação logística milenar, de alcance mundial, com serviço porta-a-porta (door-to-door) direto de sua fábrica no Polo Norte até a residência de cada ser neste planeta. Até dos que, por opção ou falta dela, não têm residência fixa.
Papai Noel, ao vivo, pela Internet…
É uma operação just-in-time perfeita, através dos 24 fusos horários do planeta. Não depende de uma operadora de telefonia derrubar as comunicações de milhares de estabelecimentos porque um cabo de fibra ótica se rompeu e ela não investiu em redundância de sistemas para reduzir tais situações. Com suas renas e seu trenó aéreo, não fica preso nos congestionamentos rodoviários, não perde cargas com descarrilamento de trens, não se atrasa com greves ou caos aéreo.
Imagem: http://santa.santaclauslive.com/
Em Rovaniemi, Noel e seus elfos coordenam a perfeita operação logística mundial
Nicolau de Mira (que abrasileirou seu nome para Papai Noel, sendo conhecido em outros lugares como São Nicolau, Papai Natal etc.) começou a operar essa lendária rede pouco antes do falecimento do arcebispo de Mira, no porto marítimo turco de Patara, na Ásia Menor, em 6 de dezembro de 342. Conta-se que ele costumava ajudar pessoas pobres da cidade, colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas, durante a época de Natal, daí a lenda.
Em 1931, bem antes de se falar em reposicionamento de imagem, e de marqueteiros serem contratados para fazer e desfazer presidentes, ele se aliou à Coca-Cola e mudou seu visual, reforçando seu marketing com a barba branca, a pança e o gorro vermelho.
Em 1939, ganhou o reforço de Rudolph, a rena do nariz vermelho, para guiar o trenó voador durante as tempestades, evitando – com sucesso, até agora – qualquer colisão com objetos voadores deste ou de outros mundos. Embora o trenó tenha sido produzido em 1823 em New Amsterdam (atual New York), com o apoio de Clement C. Moore, e imortalizado em 1866 nas páginas da revista Harper's Weekly, não consta que até hoje o veículo tenha apresentado fadiga de material ou algum tipo de defeito.
Imagem: http://gallery.santaclauslive.com/english/#All
Noel gerencia uma sofisticada operação logística de alcance mundial
Na década de 1930, mudou suas operações para a Lapônia, na Finlândia, junto à montanha Ear (orelha) ou Korvantunturi (o endereço de sua sede é, para correspondências, é Santa Claus – FIN-96930 Arctic Circle, Rovaniemi, Finland). Note-se a antevisão de Noel: só neste ano 2013 começaram operações marítimas contornando a Ásia pelo Norte, para reduzir custos de transporte...
Sempre antenado com as novas possibilidades de comunicação, foi dos primeiros a instalar Internet em seu escritório e a montar um site, para divulgar seu trabalho – http://www.santaclausoffice.fi. Com direito a acompanhamento das operações via streaming de vídeo, ao vivo.
Melhor do que muita empresa moderna, o multimídia Noel opera blogues, compartilha informações via redes sociais, usa Youtube, Instagram, Pinterest, Foursquare e outras tecnologias recém-criadas. E seu escritório postal, que recebe cerca de 200 mil cartas por ano, de mais de 150 países, responde a todas elas. Este colunista mesmo, no Natal de 1995, o primeiro com Internet comercial no Brasil, trocou mensagens com o bom velhinho, via computador, comprovando assim a eficiência do sistema.
Mesmo com as ferrovias e rodovias caóticas por falta de planejamento dos governantes, ele dribla o trânsito com seu veículo aéreo ecologicamente correto (não consta que ocasione poluição atmosférica alguma) e consegue chegar no tempo exato a cada lar, a cada coração pulsante, para entregar seu presente maior e mais verdadeiro. Que é, como ele mesmo me disse, em 1995: "alegria e felicidade, mútuos perdão e entendimento. Estes são os maiores presentes de Natal".
Ho, ho, ho...
Imagem: Arquivo Novo Milênio
Papai Noel, nos "velhos" tempos do navegador Air Mosaic, em 1995...