Segunda, 20 Mai 2024

Independentemente de quem seja o autor, de vez em quando surge uma ideia diferente para movimentar (sem trocadilho...) o setor de transporte de cargas. E desta vez, a origem da proposta nem é de uma empresa do setor, pois a ideia foi da empresa internacional de crédito Visa Inc.

A conhecida bandeira de cartões de crédito e débito lançou em São Paulo o Visa Cargo, cartão comercial de múltiplas funções, desenvolvido no Brasil com o objetivo de atendimento às necessidades do transporte rodoviário de cargas, oferecendo as funcionalidades de pré-pago e de uma linha opcional de crédito.

Com este sistema, embarcadores e transportadores de carga podem colocar o valor do frete diretamente no cartão, de modo que o caminhoneiro autônomo possa pagar com ele os seus gastos durante a viagem – inclusive os pedágios nas rodovias.

O objetivo é impulsionar a migração do setor para meios de pagamento eletrônicos, significando mais agilidade, simplicidade, segurança, economia e transparência.

Isto significa reduzir bastante a burocracia do setor, substituindo com vantagens documentos como cartas de frete, e evitando que o caminhoneiro tenha de recorrer a intermediários, que chegam a lhe cobrar 20% do valor desses pagamentos. Além disso, reduz a fraude e proporciona melhor controle dos gastos, além da própria diminuição dos custos de transporte rodoviário.

Foto: Bruno Rios

Iniciativa de empresa de cartões proporciona tranquilidade aos caminhoneiros, categoria que enfrenta muitos percalços estrada afora

Conforme dados divulgados no ato de lançamento desse produto, um estudo realizado pela empresa de consultoria Deloitte Touche Tohmatsu, em 2008, mais de um milhão de caminhoneiros não são "bancarizados", isto é, não usam regularmente a estrutura bancária. E o mercado de transporte rodoviário de carga representa 52% do movimento de cargas no País, sendo que apenas 30% dos fretes no setor fazem parte da chamada economia formal. Assim, uma outra vantagem indireta é o aumento do índice de transparência nas ações deste segmento.

O cartão, para o profissional do volante, além de representar maior segurança, por não ter de transportar no bolso o dinheiro para as despesas de viagem, também evita que ele precise negociar com deságio a troca dos documentos pelo dinheiro de que necessita para a viagem. E, como o cartão pode agregar funções de seguro e crédito, o profissional tem mais um instrumento para fazer face a emergências como um conserto inesperado no veículo, ou pagar despesas feitas por sua família, amparando-a mesmo durante as suas viagens.

A empresa lançadora do cartão fez o seu comercial, lembrando que seus cartões são aceitos em mais de 1,6 milhões de lugares, inclusive restaurantes, postos de gasolina, borracharias, lojas de autopeças e prestadores de serviços

Como foi assinalado na cerimônia em São Paulo, tudo isto significa maior tranqüilidade para o caminhoneiro, que já tem problemas demais para se preocupar, como a ação dos ladrões de cargas que continuam agindo nas rodovias, fazendo desaparecer dezenas de caminhões a cada dia; o excesso de horas ao volante (e os conseqüentemente altos índices de acidentes) e, principalmente, a necessidade de manter extrema atenção para evitar as constantes sequências de crateras nas estradas, para que o caminhão não tombe pelo caminho e, com ele, o próprio futuro do caminhoneiro...

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