Segunda, 20 Mai 2024

Estou um tanto aborrecido, nestes dias. Vejo falarem de viagens a Marte, e a única pergunta que as pessoas fazem é: "Quando?"

 

Ninguém considera isso impossível, mesmo que esse passeio demore três anos. Em tese, é só uma questão de logística. Toda a tecnologia já existe e já foi testada. E o foguete que dará o impulso inicial para essa viagem é de um modelo até clássico, com seu diâmetro ainda adaptado à bitola das bigas romanas de mais de dois milênios atrás.

 

O que nos leva do futuro diretamente ao passado, à época em que surgiu a palavra que ainda hoje explica boa parte de todo esse progresso humano. Sim, a logística, palavra que em grego antigo vem de "logos", significando "cálculo, razão, discurso, oração". Então, existiam oficiais militares, os "logistikas", responsáveis pela distribuição de munições e alimentos, bem como de bens financeiros.

 

Embora existisse a palavra, não existia o conceito: a logística que hoje conhecemos teria surgido bem depois, na França do século XVIII, em que o marechal de Lógis se tornou o responsável pelo transporte de material bélico nas batalhas.

 

Mesmo sem conhecer esse conceito, os egípcios o empregaram vários milênios atrás, na construção das pirâmides, quando uma  boa definição de rotas desde as pedreiras até o "canteiro de obras" foi talvez a principal responsável pelo sucesso desses empreendimentos.

 

Outro povo antigo, os fenícios, grandes comerciantes marítimos, também intuíram conceitos de Logística, ao estabelecerem entrepostos comerciais em todo o Mediterrâneo e mesmo nas costas atlânticas da península Ibérica e do Norte da África.

 

Outro exemplo da Antiguidade Clássica: os persas, 2.500 anos atrás, desenvolveram uma grande rede postal, cobrindo toda a extensão de seu império, usando assim princípios de logística

 

Lá por essa época, também os romanos expandiam e consolidavam seu império com a construção de estradas em condições de atender ao deslocamento rápido de mensageiros e exércitos, com pontos de apoio em intervalos planejados para dar o apoio necessário. Suas vias tinham largura suficiente para a passagem das bigas, considerando-se para isso a medida correspondente à largura ocupada por dois cavalos lado a lado.

 

Foi bem divulgado em tempos recentes que ao surgirem as estradas de ferro, a bitola usada foi a mesma das bigas romanas. E como entre as fábricas de foguetes e a plataforma de lançamento da Nasa havia uma ferrovia, adivinhe o leitor que parâmetros de largura foram considerados na construção dos foguetes espaciais?

 

Poderia citar outros exemplos, do uso do conceito de Logística mesmo por povos que não conheciam o termo grego. Incas, no continente americano, usavam procedimentos logísticos nas comunicações de seu império.

 

Mas, quero explicar agora o motivo de meu aborrecimento. É que se a teoria da Logística foi bastante desenvolvida nos últimos 60 anos, quando deixou o meio militar e chegou às funções civis, na prática a situação ainda é bem outra. Até um vírus consegue ser mais eficiente. Mas, essas são histórias para a próxima coluna...

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