Embora geograficamente melhor localizados em relação aos principais mercados da Europa e do leste dos Estados Unidos, os portos das regiões Norte e Nordeste foram deixados em segundo plano pelas políticas públicas brasileiras nas últimas décadas, especialmente em relação a portos do eixo Sul-Sudeste como Santos (SP) e Paranaguá (PR). Esse cenário, entretanto, vem passando por transformações nos últimos anos. De acordo com as estatísticas do Anuário Aquaviário 2018 divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Porto de Suape, em Pernambuco, é o quinto que mais opera cargas no Brasil e o de Itaqui, no Maranhão, o porto público que mais cresceu no País em relação à tonelagem de mercadorias movimentadas no comparativo com 2017.
A Promare é uma consultoria multidisciplinar com atuação nacional e internacional
Leia também
* Logística de grãos rumo aos portos do Arco Norte
* Arco Norte aumenta em 82% participação no escoamento da safra agrícola
* Cinco projetos para o Arco Norte no PPI
O assim denominado Arco Norte, de acordo com estudo desenvolvido pela Câmara Federal, envolve os portos localizados desde a região de Porto Velho, em Rondônia, passando pelos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão. Uma visão mais abrangente, todavia, também agrega a este grupo os portos localizados nos estados da região Nordeste.
Ainda de acordo com o documento elaborado pela Câmara, sob consultoria do hoje ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, - e também de Alberto Pinheiro - não há dúvidas ser mais viável para o Brasil "escoar os grãos produzidos no Centro-Oeste pelos portos do chamado Arco Norte. Um caminhão realiza duas viagens por mês de Sinop, no Mato Grosso, até o Porto de Santos. Se a carga fosse de Sinop até Itaituba, no Pará, seriam feitas seis viagens no mesmo período. Nos terminais de Itaituba, a carga seria embarcada em comboios e levada, por meio da hidrovia do Tapajós e Amazonas, até o Porto de Outeiro, no Pará, sendo que cada comboio transporta em carga o equivalente a dezenas de caminhões".
Abaixo relacionamos os principais portos localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil:
Rondônia
* Porto de Porto Velho
Amazonas
* Porto de Manaus
* Porto Chibatão
Pará
* Porto de Miritituba
* Porto de Belém
* Porto de Santarém
* Porto de Vila do Conde
Amapá
* Porto de Santana
Maranhão
* Porto de Itaqui
* Porto de Ponta da Madeira
Piauí
* Porto de Luís Correia
Ceará
* Porto de Pecém
* Porto de Fortaleza (Mucuripe)
Rio Grande do Norte
* Porto de Areia Branca
* Porto de Natal
Paraíba
* Porto de Cabedelo
Pernambuco
* Porto de Suape
* Porto do Recife
Alagoas
* Porto de Maceió
Sergipe
* Porto de Barra dos Coqueiros
Bahia
* Porto de Salvador
* Porto de Aratu
* Porto de Ilhéus
Clique aqui e acesse o estudo completo feito pela Câmara dos Deputados
Clique no banner abaixo para aprender mais detalhes sobre regulamentação do transporte marítimo no Brasil
Para mais informações sobre o tema contate a Promare: Rua Osvaldo Cruz, 01 | Gr 1908, Ed. Beira Mar Trade Center, Meireles | Fortaleza/CE - Telefone: +55 85 3023.7030