Terça, 19 Março 2024

Direito Portuário é o ramo do Direito que objetiva disciplinar as relações jurídicas oriundas da atividade portuária, regulando, por exemplo, a exploração dos portos, a administração dos portos organizados, instalações portuárias, operações portuárias, operadores portuários, trabalho portuário, trabalhadores portuários avulsos e os contratos portuários (ex.: armazenagem e movimentação da carga).

navio port moviment
Imagem de WikiImages por Pixabay

Veja também
* Cursos sobre Direito oferecidos pela Maritime Law Academy

Atualmente, tem-se como base legal do Direito Portuário a Lei 12.815/2013, o Decreto n. 8.033/2014 e as resoluções publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A disciplina possui forte relação com o Direito Marítimo e com o Direito Regulatório, entre outras especialidades.

As normas que regem o Direito Portuário no Brasil ainda são pouco conhecidas pela população e pela sociedade em geral. O excesso de órgãos públicos intervenientes que influem nas decisões referentes ao segmento também prejudica a segurança jurídica desejada pelos atores envolvidos nas relações portuárias, como investidores, trabalhadores, importadores e exportadores.

Diante disso, o suporte jurídico qualificado é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e gastos desnecessários. "A diferença de conhecimento entre os players vai [apontar] quem vai ganhar ou perder mais na relação comercial", explica a advogada e especialista Mayana Stella, do complexo jurídico Melo Rodrigues, instalado em São Luís, no Maranhão.

Contato por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Perfil da advogada Mayana Stella no Linkedin

Áreas Portuárias e Logísticas à venda no Brasil: clique aqui e acesse terrenos com documentação avaliada  

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias