Sexta, 29 Março 2024

Transporte / Logística

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que publicou, recentemente, três resoluções que pretendem mudar o marco regulatório das ferrovias no Brasil, tem como objetivo, segundo equipe técnica da agência, estimular a concorrência, quebrar o monopólio no setor e forçar a redução de tarifas, pois hoje o controle da malha está na mão de poucas empresas e isso gera reclamações por parte dos usuários.

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O brasileiro que vive nas nove regiões metropolitanas brasileiras fica em média 40 minutos por trecho dentro de um transporte coletivo, seja ônibus, metrô, ou trem, aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no Comunicado n° 102 - Dinâmica populacional e sistema de mobilidade nas metrópoles brasileiras, lançado no dia 29 último. O estudo aponta que as tarifas de transporte público tiveram, nos últimos 10 anos, aumento de 32% acima da inflação no transporte sobre rodas e nos metrôs um aumento de 12% porque é subsidiado pelo Governo Federal.

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O vice-presidente da Câmara Brasileira de Contêineres (CBC), Washington Soares, criticou a demora brasileira para colocar em prática conceitos que valorizem no dia a dia a sustentabilidade no transporte de cargas. De acordo com o especialista, que também é professor de Gestão Portuária da Universidade Santa Cecília, em Santos, o Brasil está pelo menos 15 anos atrasado quando assunto é sustentabilidade.

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O ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-deputado federal do PT, José Dirceu, esteve em Florianópolis (Santa Catarina) no último final de semana, onde conversou com o Portogente. Ele se mostra confiante nas primeiras medidas do Governo Dilma e diz que o País sofre as dores do crescimento, com a demanda no mercado interno aquecida, com muita oferta de empregos e serviços. “A decisão da presidenta Dilma de cortar gastos foi correta. Ela opta pelo caminho do crescimento, evitando a recessão, o desemprego e o corte de programas sociais, buscando controlar a inflação em médio prazo”.

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Brasília, mais precisamente a sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (13), foi palco de uma cena fora dos padrões normais na relação capital-trabalho. A ameaça representada pelas importações reuniu representantes da CNI, de centrais sindicais e de sindicatos de trabalhadores na busca de propostas para aumentar a competitividade da indústria nacional e evitar um processo de desindustrialização no país. Ficou acertado que trabalhadores e empresários levarão os problemas à presidenta Dilma Rousseff e pedirão a criação da Câmara da Industrialização, para combater a desindustrialização. Além disso, será feita uma mobilização para mostrar aos parlamentares as dificuldades enfrentadas pela indústria e os riscos que isso representa para o emprego.

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