Domingo, 28 Abril 2024

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) deu início à Operação Verão 2015/2016, no dia 18 de dezembro último, com ações no Litoral do Paraná. As equipes de Inspeção Naval percorrerão diferentes pontos das baías de Paranaguá, Antonina e Guaratuba, ilhas e demais acessos marítimos.

Desde abril deste ano, a área de jurisdição da CPPR foi ampliada, alcançando mais de 50 municípios paranaenses sob sua responsabilidade. A nova área de jurisdição abrange a região dos Campos Gerais, onde estão cidades como Ponta Grossa, Telêmaco Borba e São Mateus do Sul.

A ação intensificará a fiscalização do tráfego aquaviário com o objetivo de alertar os navegadores e a população sobre os riscos de acidentes nos mares, rios, represas, lagos e lagoas durante a estação do ano em que aumenta o fluxo de embarcações, principalmente as de esporte e recreio.

As equipes usarão viaturas, lanchas e motoaquática para o deslocamento nas áreas inspecionadas. As abordagens realizadas pelos militares da Capitania dos Portos incluem embarcações de esporte e recreio, de transporte de passageiros, condutores de motoaquáticas, entre outros.

Ocorrências
Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas(DPC) revelam ser o verão a época em que cresce o índice de ocorrências envolvendo embarcações de lazer.

Somente no verão de 2014/2015 ocorreram mais de 50% do total de acidentes registrados até dezembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 70% dos casos notificados nas embarcações de esporte e recreio.

Os números da DPC mostram ainda que a negligência, a imperícia e a imprudência dos condutores são as causas determinantes mais comuns dos acidentes, levando a colisões ou naufrágios, recordistas entre a natureza das ocorrências.

O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração à segurança do tráfego aquaviário deve comunicar o fato à CPPR, que averiguará e adotará as medidas cabíveis. Denúncias podem ser feitas pelos telefones: (41) 3422 3033 ou (41) 3721 1500.

Segurança
Confira algumas das principais normas de segurança da navegação:

1- Faça a manutenção correta da sua embarcação;

2 - Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Marinha do Brasil;

3 - Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva - vidas para todos os tripulantes e passageiros;

4 - Mantenha os extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade;

5 - Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu iate clube, marina ou condomínio. Leve sempre algum equipamento de comunicação, por exemplo um celular;

6 - Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;

7 - Se consumir bebida alcoólica, passe o timão para alguém habilitado na categoria adequada e que não tenha consumido álcool;

8 - Mantenha a distância de 200 metros das praias e dos banhistas;

9 - Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e

10 - Não polua mares, rios e lagoas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome