Sexta, 29 Março 2024

Mais um grupo de controladores de tráfego concluiu treinamento no processo de de formação de operadores do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Management Information System – VTMIS) do Porto de Santos, no litoral paulista. Entre os dias 25 de junho e 06 de julho, quatro funcionários da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) participaram do curso de Radioperador do Global Maritime Distress and Safety System (GMDSS), realizado no Centro de Treinamento da empresa West Group, no Rio de Janeiro, capital.

treinamento vtmis rio

O objetivo do curso foi qualificar os participantes para o exercício de tarefas de Radioperador Geral, de acordo com a Regra IV/2 da Convenção Internacional STCW-1978 e suas emendas, bem como as normas da Autoridade Marítima Brasileira no tocante ao socorro e salvamento de pessoas e embarcações em situações de emergência.

Sistemas de Comunicações, Operações de Busca e Salvamento (SAR), Princípios e Estruturas Básicas do GMDSS foram intensivamente detalhados, inclusive com a realização de diversas simulações de situações críticas, passíveis de ocorrerem durante as operações no centro de operações do VTMIS.

Participaram do curso o gestor de VTMIS, Marcelo Santiago Villas-Bôas, e os controladores de tráfego marítimo Fernando Afonso de Nadai, Henrique Garcia e Maurício Matsuo Oshiro. O controlador Fernando de Nadai obteve a nota máxima na avaliação escrita, aproveitamento considerado extremamente raro pelo instrutor do curso, o suboficial telegrafista da Reserva da Marinha do Brasil, José Cordeiro de Sousa.

Durante a ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita ao Comando de Operações Navais (Salvamar Brasil), órgão responsável pela coordenação das operações marítimas na área de responsabilidade SAR do País, e ao Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (Comcontram), organização da Marinha do Brasil responsável pela segurança do tráfego aquaviário nacional e pela manutenção da Consciência Situacional Marítima nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, também conhecida como nossa “Amazônia Azul”.

A próxima etapa será a qualificação, em breve, dos demais sete controladores, em futuras turmas na West Group. As informações são da assessoria de comunicação da Codesp.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome