Terça, 25 Novembro 2025

A regulamentação do programa BR do Mar representa um passo importante para o transporte marítimo no Brasil, ao reforçar como a cabotagem pode ser uma alternativa mais competitiva e sustentável, além de abrir espaço para mais embarcações, novas rotas e, naturalmente, mais oportunidades de trabalho.

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O Brasil adora repetir que “o futuro chegou”.

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Restrições a investidores estrangeiros em nome da soberania carecem de base técnica e comprometem a eficiência logística nacional.

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O debate sobre a participação de capital estrangeiro em setores estratégicos da infraestrutura nacional, notadamente no atualíssimo caso do Tecon Santos, tem sido polarizado entre uma suposta modernidade “eficientista” e um alegado nacionalismo retrógrado.

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Nos próximos anos, conectar passageiros à internet em ônibus, trens, embarcações e aeronaves será não apenas desejável, mas obrigatório por lei no Brasil.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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