Após desembarcar em Pernambuco em 1630, os holandeses criaram fortes laços com o Brasil. No setor portuário, mantêm vínculos empresariais com o Porto de Suape, no mesmo estado. Hoje, no entanto, a grande aposta do porto holandês de Roterdã fica mais ao Sul, no Espírito Santo. Em parceria com a empresa TPK Logística S.A., o Porto de Roterdã administrará um grande Terminal de Uso Privativo (TUP) que será construído em Presidente Kennedy.
A Portaria 234 da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Santos, publicada no Diário Oficial da União nesta terça (11), disciplina distância máxima para a instalação de novos Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) no Porto de Santos.
Apesar de muito oba oba feito em torno do anúncio da presidenta Dilma Rousseff de que a administração algumas ferrovias serão concedidas à iniciativa privada, repetindo o que fez o governo FHC em 1997, a eficiência e o desempenho do transporte ferroviário no Brasil pouco avançaram com a mudança de modelo. Não há planejamento de longo prazo e o setor tem sido um verdadeiro "cada um por si" desde então. As concessionárias só pensam nos trechos que dão maior lucro, o Governo Federal não fiscaliza ou regula como deveria e os usuários das ferrovias ficam na mão, conforme é possível constatar nos links a seguir.
O comandante Wanderley Duck fez chegar à redação do Portogente um relato rico em detalhes sobre a operação conduzida pelo prático Fábio Fontes que conduziu o navio Zhen Hua 14 até o Brasil Terminal Portuário (BTP) com portêineres e transtêineres que serão utilizados no novo empreendimento.
O Programa de Investimentos em Logística, anunciado por Dilma Rousseff, não tem robustez suficiente para arredondar o descalabro logístico nacional. Conforme aponta o colunista do Portogente, Frederico Bussinger, este Programa vai pouco além dos planos e pacotes anteriormentes divulgados pelo Governo e, pior, esquece que logística é mais, bem mais do que transportes.