Quinta, 02 Mai 2024

Como acabar com os congestionamentos constantes nas vias de acesso ao Porto de Santos, no litoral paulista, que causam transtornos logísticos e para a população local? De várias formas, responde o presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço: “Desde a maior utilização dos modais ferroviário e hidroviário até a construção de obras de infraestrutura viária, passando pela eliminação do excesso de burocracia, a implantação efetiva do programa Porto 24 Horas e o agendamento prévio de caminhões que se destinam ao descarregamento de carga no cais.” E complementa: “Sem contar a abertura de pátios reguladores de estacionamento de caminhões ao longo do Rodoanel e em outros pontos da Grande São Paulo.”

 

Todavia, Lourenço avança no debate e propõe, para desafogar a movimentação no Porto, a implantação de novos portos secos ou estações aduaneiras interiores (Eadis) em cidades do Litoral ou em zonas adjacentes às regiões produtoras pode contribuir também para a superação dos problemas causados pela presença excessiva de caminhões nas rodovias e vias de acesso ao cais.

Ele explica:

“Como são recintos alfandegados que funcionam sob a aprovação e supervisão da Alfândega em áreas retroportuárias, os portos secos evitam o acúmulo de cargas nos armazéns ao longo do cais, deixando o porto público ou privado funcionando como deve ser, ou seja, local de transição da carga e não de armazenagem.”

Mas não é o que pensam as autoridades, critica ele, que preferem que os novos centros logísticos industriais aduaneiros localizem-se em cidades onde existem unidades da Receita Federal, ou limítrofes a essas cidades. “Quer dizer: quanto mais burocracia houver, menos competição haverá”, lamenta.

Hoje, no Brasil existem 63 portos secos, dos quais 35 unidades em 14 Estados diferentes, uma no Distrito Federal e 27 apenas no Estado do São Paulo. “Levando-se em conta o tamanho e as necessidades do País, esse é um número modesto”, observa, e sugere aos parlamentares e ao Governo Federal pensarem em facilitar a proliferação de portos secos, em vez de criar obstáculos para a sua instalação.

 

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