A siderúrgica Usiminas, cuja matriz é em Ipatinga (MG), anunciou, no dia 29 de outubro último, que desativará toda a área de metalurgica primária, o que significa dizer que poderá colocar na rua mais de quatro mil dos atuais nove mil empregados, da sua unidade de Cubatão (SP), ficando apenas com a unidade de laminação e o porto. O anúncio colocou a região da Baixada Santista em alerta máximo. Segundo dirigentes sindicais, a intenção da empresa mineira, desde sua privatização, em 1993, foi ficar apenas com o "filé mignon", ou seja, o porto.
O Ministério dos Transportes recebeu, no dia 29 de outubro último, estudos que visam a concessão de dois trechos ferroviários previstos no Programa de Investimento em Logística (PIL). Um dos trechos liga Lucas do Rio Verde/ MT a Miritituba/PA e o outro Barcarena/PA a Açailândia/MA. Os estudos foram elaborados por empresas autorizadas, por meio de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), instrumento para subsidiar a elaboração do edital de licitação. Vale ressaltar que em setembro, o Ministério dos Transportes, recebeu os estudos referente ao trecho Estrela d’Oeste (SP) - Três Lagoas (MS) previsto no PIL.
Foi lançada, no dia 30 de outubro último, a ampliação da fábrica de Três Lagoas (MS) da Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto, cujo investimento será de R$ 7,7 bilhões, sendo que parte desse valor é financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). A celulose produzida pela empresa, além de ser vendida ao mercado interno, é levada por transporte ferroviário até o Porto de Santos (SP), de onde é exportada para os mercados europeu, norte-americano e asiático.
Durou mais ou menos 30 anos o tempo decorrido na evolução do telefone com fio, passando pelos primeiros celulares sem fio, ao telefone inteligente (smartphone), que incorporou sistemas operacionais e a Internet. Esses aparelhos passaram a ser extensão dos seres humanos que vivem em lugares com estrutura tecnológica. E não param de evoluir.
"Esperamos apenas uma coisa: rapidez. Deem o tempo certo que o dinheiro para investir nós temos para gerar mais emprego e negócios para todo o nosso País." A declaração foi feira por Patrício Ramos, vice-presidente do conselho da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), à abertura do evento realizado no dia 27 de outubro último, em Brasília, onde o foco central foi a eficiência e produtividade dos terminais rrivados. Quem ouviu o recado em claro e bom som foi o novo ministro dos Portos, Helder Barbalho.