O País espera por sinais que mostrem um eventual governo Temer de melhores dias que os vividos nos últimos tempos da gestão Dilma. Na tentativa de atender essa expectativa, dando continuidade à primeira proposta "Ponte para o Futuro", o vice-presidente apresenta a "Travessia Social", como sua proposta de governo, de pronto comprometido com o dever de falar sempre a verdade e toca na pedra angular da infraestrutura.
Entre os pilares que sustentam essa ponte do futuro, destaca-se a vaga intenção de reduzir ao mínimo o Estado: “Tudo o que for possível deve ser concedido ou privatizado." No âmbito da infraestrutura de transporte, há muitos governos e iniciativas como a agora proposta e frustradas que demonstram a relatividade do otimismo. Portanto, precaução e cautela, levando em conta essas experiências, podem evitar caminhos arriscados que possam frustrar expectativas.
Hoje é sobejamente reconhecido que, numa sociedade democrática, o papel de promover o desenvolvimento e criar riquezas não cabe exclusivamente ao Estado. A iniciativa privada, em um governo de reconhecida credibilidade, torna-se uma força motriz do progresso, principalmente para superar com sucesso as incertezas inerentes à logística.
Com sua precisão de foco e síntese, Frederico Bussinger apresenta um útil roteiro para se construir um programa de privatização evitando redundância de erros.
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Privatização: da teoria à prática; da intenção ao gesto
A descentralização das decisões e a privatização da dragagem são caminhos inexoráveis para o negócio dos portos brasileiros ter competitividade no comércio global, principalmente pela eficiente movimentação de cargas e estar ligado com o mínimo de resistência as suas hinterlândias.
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Nesse cenário há que se considerar também o papel de destaque que hoje o Brasil tem no mundo globalizado, que demanda visão de economia em escala e adaptaçao às mudanças de paradigma, como se anuncia para a navegação com a ampliação do canal do Panamá. Todo o Brasil torce para o sucesso das iniciativas de alavancar o progresso. Portogente vai debater as propostas da Ponte para o Futuro e da Travessia Social no campo da logística e dos transportes, para ampliar o entendimento do que é proposto. Qualquer ponte ou caminho que se construa só há uma direção: otimizar a produtividade, melhorar a eficiência e reduzir custos efetivos, para promover o sucesso que tanto deseja a sociedade brasileira.