Sábado, 16 Novembro 2024

Dia a Dia

O Portal de Acesso à Informação (e-Sic) foi importante para a Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ) obter as Notas Técnicas referentes aos normativos submetidos às audiências públicas números 02/2015 (Resolução nº 4.262-ANTAQ de 31 de julho de 2014) e 03/2015 (Resolução nº 4.271-ANTAQ de 04 de agosto de 2015). As notas técnicas poderão ser acessadas nos links abaixo.

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O jornalista especializado em comércio exterior Adelto Gonçalves estranha o reajuste das tarifas no Porto de Imbituba, em Santa Catarina. Ele lembra que, no começo do ano, o porto renovou o desconto de 50% nas tarifas para as atividades relacionadas à movimentação de contêineres, informando que a medida era tomada em função do crescimento apresentado pelo complexo nos últimos anos. "Afinal, em 2014, o porto teve um crescimento de 214,4% no volume de contêineres em relação a 2013, que já havia registrado aumento de 185,9%", observa.

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Desde a época de parlamentar, a hoje ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) sempre foi critica da logística brasileira. Por isso néao causou tanto estranhamento vir dela posicionamentos mais incisivos sobre os desafios do transporte de cabotagem no Brasil, durante o 1 º Workshop da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog) do Senado, nesta quarta-feira (19/8). O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, também participou da reunião da Frenlog, presidida pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT).

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Nesta quarta-feira (19/8), a cabotagem brasileira pode ter uma nova e boa chance. No dia, o diretor executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa, apresenta palestra sobre os principais entraves à navegação de cabotagem no País e a proposta de soluções que assegurem menor custo e maior eficiência ao segmento durante o 1º Workshop sobre Cabotagem, em Brasília. O evento é promovido pela Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog) do Congresso Nacional, comissão integrada por senadores e deputados estaduais de diversas siglas partidárias. Serão quatro painéis que abordarão temas como: Usuários; Portos e Armadores; Governo: Regulação, Operação e Planejamento; e Governo e Fiscalização.

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Aglutinar as agências reguladoras de transportes terrestres (ANTT) e aquaviários (Antaq) faz parte inequívoca das reformas propostas na Agenda Brasil apresentada pelo Senado, como medida de economia e melhora da eficiência. Assim, também repara a criação imoral do deputado relator da lei, e ex-ministro Eliseu Rezende, que criou a ANTT como mimo ao seu filho, e desvirtuou um importante sistema de regulação e fiscalização que interfere na competitividade do produto nacional.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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