Se até nos vestibulares há lista de citações "profundas" aconselhadas como "coringas", usemos algumas para tratar de comércio marítimo internacional
Este assunto, quase tão profundo quanto o canal do porto santista, deve igualmente soar na clave da ironia. Se até nos vestibulares há lista de citações "profundas" aconselhadas como "coringas", usemos algumas para tratar de comércio marítimo internacional. Que todos se sintam edificados com tanto conhecimento profundo...
Todos querem progresso, mas não o esforço e o conhecimento profundo para alcançá-lo
Imagem gerada com IA: Intelligent Horizons nº 854606527 – stock.adobe.com
Veja mais: Citação coringa: “A globalização começou com o primeiro homem.” — Mia Couto (António Emílio Leite Couto), biólogo.
Tema tão antigo devia ser tratado mais a sério. Afinal, a globalização pode acabar com o último homem (em duplo sentido, acabar “junto com” o ser humano ou extinguí-lo...). Foi-se o tempo de alguém suspender a leitura para devanear profundamente sobre isso, como filósofos gregos... Prossigamos.
Veja mais: Mobilidade Urbana: “O Brasil é um país que se torna um país, também, da mobilidade das pessoas” — Milton Santos, geógrafo. “Governar é abrir estradas” — Juscelino Kubitschek, presidente.
Profundas e atuais, num país de raros investimentos na matriz de transportes, cometendo todos os erros em mobilidade de pessoas e cargas. Há críticas profundas: rodovias esburacadas, ferrovias sucateadas, navegação desnacionalizada, portos abandonados, hidrovias inviabilizadas, 0,3% de orçamento nacional para enfrentar perdas de 30% da produção... e, atendendo ao Milton Santos, citemos planejamento falho e morosa execução da mobilidade urbana.
Veja mais: Mudança Climática: “Juntas, a crescente urbanização e as mudanças climáticas criam riscos complexos, especialmente para aquelas cidades que já enfrentam crescimento urbano mal planejado, altos níveis de pobreza e desemprego e falta de serviços básicos” — Debra Roberts, climatologista.
Perguntinha superficial para quem planeja o túnel Santos-Guarujá: se o nível do mar subirá, alagando litorais, como será garantido seu uso? Bombas de recalque? Falando em bombas, como ficam questões como periculosidade nos portos e navios-bomba que cismam em ameaçar tudo em seu entorno? Quando empresas e autoridades aplicarão os estudos profundos a respeito?
Veja mais: Conhecimento: “Não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe” — Aldous Huxley, escritor. Inteligência Artificial: “O que todos devemos fazer é nos certificar que a estamos usando de maneira que beneficie a humanidade, e não que a deteriore” — Tim Cook, diretor executivo da Apple, gay (qualificação decerto importante para o cargo, destacada na mini-biografia...).
Outra citação coringa, do sociólogo Betinho: “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”. Em tempos de redes tiktoks/X, músicas-chicletes efêmeras, gente orgulhosa de não ler/ouvir/enxergar nada além de seu guru, profundezas como situação dos transportes ficam inalcançáveis.
Veja mais: Política: “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta” — Maquiavel, filósofo
Mas, quem elege governante por inteligência? Importante é que ele fale/faça besteiras instagramáveis em locais idem. Quanto mais falsidades criar, “melhor”.
Enfim, citação esquecida pelos vestibulandos: "O Brasil progride enquanto dorme" - Osvaldo Aranha, político. Ainda bem.