Notícia desta semana traz uma revelação surpreendente. Em Melbourne, Austrália, uma águia-de-cauda-cunha atacou um drone que fazia imagens em uma área arborizada. O equipamento veio ao chão.
De fato as novas tecnologias com o uso apresentam resultados que raramente são imaginados por seus inventores. É exatamente o que vem ocorrendo com o drone. Palavra de origem inglesa que significa zangão, o drone foi originalmente desenvolvido para ser utilizado como avião de pilotagem à distância na guerra. Como equipamento da paz, tem sido empregado para fazer fotografias em locais de difícil acesso e, mais recente, esse tipo de veículo vem sendo utilizado pela americana Amazon, para fazer entregas mais rápidas de mercadorias adquiridas no e-commerce.
Com certeza, os drones da Amazon não ficarão expostos somente à ferocidade da águias. Pois, quando esses minúsculos aviões descerem para entregar as encomendas, eles poderão também ser recebidos por cães ferozes.
Mas a notícia mais espantosa sobre os drones vem do Ceará, no Brasil. Ladrões de banco utilizam drone para levantar informações sem provocar suspeitas. Por meio da perseguição de funcionário-chave, para levantar sua rotina, chantagear e forçá-lo a agir de acordo com os criminosos.