Quinta, 14 Novembro 2024

Dia a Dia

O diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, Emanuel Cancella, publicou artigo, nesta segunda-feira (14), no mínimo curioso sobre o vazamento de óleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, e uma possível greve dos petroleiros brasileiros.

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O Tribunal Regional de Trabalho de Santa Catarina acatou, nessa sexta-feira (11), o pedido de interdito proibitório da APM Terminals sobre a greve dos conferentes e demais categorias no Porto de Itajaí, que estão paralisados desde 27 de outubro.  O autor do despacho foi o desembargador Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira, que estabeleceu uma multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento da determinação. A greve não foi considerada abusiva.

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A proposta de construção da quarta ponte, apresentada na segunda-feira (7) pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, está dando o que falar na capital catarinense. O projeto chamado “Quarta Ligação Ilha Continente BR 101” prevê a construção de oito vias para ligar a Beira Mar Norte ao continente e um novo acesso a BR 101, com investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão.

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O anúncio do ”Primeiro painel internacional de discussão técnica do Projeto Prestes Maia” para discutir a travessia seca entre os municípios de Santos e Guarujá (São Paulo), leva inevitavelmente ao anúncio há quase dois anos da construção e apresentação pública da maquete dessa travessia por uma ponte estaiada, pelo então governador José Serra.

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Há dez dias ocorre uma greve no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, com a paralisação das atividades dos conferentes. O movimento conta com o apoio, também, dos amarradores, estivadores e vigias do complexo portuário catarinense, segundo presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga de Itajaí e Florianópolis, Laerte Miranda Filho. O estranho nessa história toda não é a greve da categoria, não é até a intransigência da multinacional APM Terminals, cuja acionista majoritária é a Maersk, mas o silêncio de cemitério do ministro dos Portos, Leônidas Cristino. Até agora o mundo portuário, do lado empresarial e do lado trabalhista, não foi “acalentado” por uma palavra sequer do ministro. Para o que interessa, pelo que estamos vendo, o ministro dos Portos continua calado.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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