Dia a Dia
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- Editorial Portogente
A tragédia das chuvas sobre o Rio Grande do Sul, com muitas mortes e perdas incalculáveis, expõe uma situação carente de medidas corretivas, do político às providências de engenharia. Oito meses atrás, as enchentes no Vale do Taquari causaram a morte de 50 pessoas. Portanto, menos discursos politiqueiros e mais ações de engenharia. É preciso planejar o futuro com um olho na história e o outro na ciência.
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Quando, ontem, ocorreu o Dia do Trabalho, é oportuno e necessário refletir o futuro do sindicato, em um momento global de transição da relação capital e trabalho. Tempo de pensar o papel do sindicato, considerando as transformações tecnológicas e econômicas que afetam a relação entre indivíduos e da própria sociedade. Uma função própria na articulação e coordenação de soluções de conflitos e construção de resultados. Necessárias e modernas.
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Quando ocorre a maior eleição do Brasil, para definir os prefeitos e vereadores de 5565 municípios, é oportuno e necessário abordar e refletir a relação Porto-Cidade, nos municípios portuárias. Para tanto, convém repercutir a experiência de 36 anos da associação francesa, Ville et Port (AiVP), sua agenda e seus compromissos para 2030. Por certo, uma pauta para nortear o debate do principal porto do Brasil, o de Santos, como um dos temas da próxima campanha eleitoral municipal, valorizando as práticas ambiental, social e governança.
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Convém ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluir o Porto de Santos no rol de preocupações que afligem o seu governo. Além do que já assistiu, no aniversário do porto, como imagem da atual administração e das denúncias do senador Giordano, na mira do Ministério Público. Não menos preocupante é a ruidosa notícia de abertura do boletim semanal do SINDAPORT, o pujante sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia. Divulga sobre o TCU indicar irregularidades no fatiamento sem licitação de área para um novo terminal de contêineres.
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- Editorial Portogente
Os conflitos que se observa entre portos e cidades, como consequência das instalações de gás natural liquefeito (GNL) na área portuária, demonstra uma clara falta de autoridade à altura de gerar soluções sustentáveis e põe em evidência a urgência da gestão portuária regional. A exemplo do conflito com o popular navio bomba em Santos, vem ocorrendo com o Terminal de Gás Sul (TGS), no interior da Baía da Babitonga, em Santa Catariana.