Editorial | Coluna Dia a Dia
Portogente
A utopia nega a subjetividade e abre horizontes (Boa Ventura de S. Santos)
É imensa a esperança dos alunos da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC Antonio Rubens Lara, em Santos, de receber, como sensibilidade e compromisso do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o histórico prédio do antigo Grupo Escolar Dr. Cesário Bastos, fundado em 13 de outubro de 1900 e foi ocupado por anos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, onde funcionava o curso de Engenharia do Petróleo, que o desocupou recentemente e retornou à Capital.
Veja mais: Porto de Santos Paulista é Progresso do Brasil
Imagem arquivo Cesário Bastos – alterada por IA
A ocupação desse prédio pela FATEC será a continuidade da rica e longa história desse imóvel e vai engrandecer a relevância dessa instituição de ensino superior, que reside primeiramente na formação de mão de obra especializada. Seus cursos, como Comércio Exterior, Logística e Gestão Portuária, são desenvolvidos para atender diretamente as demandas do setor. Os alunos, do acesso à graduação, têm contato com as realidades e os desafios do ambiente portuário.
Veja mais: Casa aberta da BTP chega a mil participantes
Além da formação de profissionais, a FATEC Rubens Lara contribui significativamente para a inovação e pesquisa no setor. Ao estimular projetos de pesquisa e desenvolvimento, a instituição auxilia na busca de soluções para os gargalos do porto, como a otimização de processos e implementação de tecnologias sustentáveis. Essa parceria continuada entre a academia e o setor produtivo é vital para que o Porto de Santos seja competitivo e atenda às exigências do mercado global em constante transformação.
Veja mais: Estadualizar o Porto de Santos para fomentar progresso nacional
Assim, a FATEC Rubens Lara atua como um polo de conhecimento e intercâmbio, promovendo a troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais do setor portuário e comércio exterior. Eventos, palestras e convênios com empresas dessa área constituem uma sinergia fundamental para que o porto não apenas cresça em volume, mas também em eficiência e inteligência operacional. Como resultante, ser um pilar estratégico para desenvolver o principal porto do hemisfério sul.
Veja mais: Estadualizar o Porto de Santos para fomentar progresso nacional
Exemplo dessa nova realidade e demandas futuras dos portos é a tecnologia “gêmeos digital” na criação de modelo virtual para simular o porto em operação, para análises das possibilidades de maior produtividade nas operações. Um mercado de trabalho de tecnologia avançada e atividade de fatecanos.
Veja mais: Rota da Seda III etc.: santistas deveriam ter medo
Esses e tantos outros nobres motivos, que aproveitem competências e o futuro pujante da FATEC, inspiram e fortalecem o propósito do economista, engenheiro, professor, tenente do Exército e diretor da FATEC Rubens Lara, Jorge Monteiro, de instalar esta faculdade no antigo colégio Dr. Cesário Bastos. Sucesso fatecanos!
Veja mais: Fatec pelos Fatecanos – Webinar Portogente