Parece que mais uma vez a Secretaria de Portos (SEP) não vai conseguir presteza e perfeição na solução do problema de falta de profundidade para navegação no Porto Santos(litoral paulista) que tem prejudicado o desempenho dos terminais portuários que investiram e há quatro anos aguardam a profundidade de 15 metros prometidos, mas que nunca ultrapassou os 13 metros. E não foi por falta de verba.
A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) enviou uma carta, no dia 13 último, à Secretaria de Energia, posteriormente encaminhada ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) no dia 25 do mesmo mês. Trata-se da resposta à divulgação do resultado parcial da campanha Tô Sem Água, enviado pelo Idec à Agência praticamente um mês antes.
O carro elétrico C-Max Energi Solar lançado nos Estados Unidos em janeiro deste ano, demonstra que a energia solar no transporte é uma realidade que vai evoluir e rapidamente. Trata-se de um carro híbrido de alimentação da bateria por tomada elétrica e utilizando uma lente especial chamada de Fresnel.
Estão com seu fim decretado os veículos que utilizam combustíveis de fontes não renováveis e que causam poluição. No trânsito de veículos elétricos, O ar será mais saudável e vai fazer silenciosa a circulação de automóveis, ônibus e caminhões.
Segundo dados do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. A energia solar fotovoltaica é a forma de produção de eletricidade que mais cresce no mundo atualmente.
Também são brasileiras as maiores reservas de quartzo, do qual se extrai matéria-prima para a produção de painéis fotovoltaicos. No domínio da tecnologia , um grupo de cientistas da Unicamp, SP, obteve, pela primeira vez no País, o silício purificado para a fabricação de células solares fotovoltaicas (FVs). É fácil antever um transporte sustentável nas vias nacionais. A sorte foi lançada.
Biólogo, engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Barcelona e doutor em fisiologia vegetal, José Luis Araus Ortega é um dos cientistas que está preocupado com o futuro da agricultura no mundo. Seus estudos sobre os mecanismos relacionados à produtividade e à capacidade fotossintética dos vegetais já resultaram em trabalhos em parceria com o Centro Internacional para Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT), no México, e com a Comissão Europeia, especificamente nos projetos focados em economia de água.
Créditos fiscais relativos a isenções de PIS e Cofins, assim como de ICMS, poderão vir a financiar obras de infraestrutura. O Projeto de Lei 6610/13, do deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR), autoriza as empresas que têm esses créditos a credenciá-los no Banco Central para serem convertidos em participação em empresas gestoras e executoras de projetos selecionados pelo governo para o Programa de Estímulo ao Investimento em Infraestrutura.