Terça, 05 Novembro 2024

Dia a Dia

O especialista em Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Renato Baumann, em recente debate na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), afirmou que apesar de recentes sinais de um esforço em se aproximar de mercados estrangeiros, o Brasil ainda amarga um “baixíssimo grau de integração produtiva com países vizinhos”.

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Há muito prevista, uma nova onda tecnológica chega ao mundo do processamento de dados. É que a IBM acaba de anunciar nesta semana que produziu, com pioneirismo, o primeiro chip de 7 nanômetros (nm) do mundo. Ele vai ampliar em quatro vezes o número de transistores dos atuais chips de 14 nm.

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Para Mauro Lourenço Dias, engenheiro eletrônico e vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, o novo conjunto de eclusas do Canal do Panamá, que passou pelas primeiras provas de funcionamento ao final de junho deste ano, permitirá a passagem de navios com maiores dimensões, o que estimulará o comércio não só na região como em toda a América Latina. Até aqui o Canal do Panamá não permite a passagem de determinados supernavios, que têm de escolher outros trajetos, prejudicando sensivelmente não apenas os países da América Central e dos Estados Unidos como da América do Sul.

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Planejamento, gestão e produtividade são prioridades para que a indústria naval possa competir em igualdade com o mercado internacional. Esta é a opinião do presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), Agenor Junqueira, sobre a questão do conteúdo local, um dos assuntos que serão discutidos no painel  "Inovação e Futuro da Indústria Marítima: Tecnologia e Melhores Práticas no Brasil e no Mundo", durante o Fórum de Líderes, que será realizado na Marintec South America - Navalshore, no dia 13 de agosto, no Rio de Janeiro. Para o presidente da Sobena, o futuro da indústria marítima está na capacidade de desenvolver tecnologias que ampliem a qualidade e a eficiência para atender a demanda do setor. "Espero que o painel possa contribuir para a melhora da inovação, um tema muito amplo que auxilia, por meio da aplicação de novos métodos, a possibilidade de desenvolvimento da indústria com melhor planejamento, gestão e produtividade. Se nós não conseguirmos aumentar a nossa produtividade, não teremos uma indústria capaz de ser competitiva no mercado internacional.  Precisamos aprimorar a produção para que ela seja feita em menor tempo, com mais agilidade e qualidade", acrescenta.

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Diretores da Companhia Docas do Pará (CDP) receberam uma carta, denunciando a gravíssima situação de insegurança que ronda os portos da Região Metropolitana do estado – Porto de Belém, terminais de Miramar e Outeiro. Cileno Borges, autor do documento, informa que, nesses locais, o efetivo da Guarda Portuária por turno de 12 horas de serviço está muito reduzido (até dez por escala) em quase 25% do que até pouco tempo vinha sendo escalado. Segundo ele, tal número “não é proporcional nem ao mínimo necessário e ideal para a consecução e operacionalização dos planos de segurança que asseguraram a certificação (ISPS Code/Conportos) dessas instalações portuárias.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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