Terça, 03 Dezembro 2024

Humildemente sugerimos que as lanternas sejam também colocadas dos lados, em cima e até por baixo. Existem motivos para que os assuntos sejam bem iluminados...

No dia 2 de dezembro, a Câmara Municipal de Santos promove um seminário sobre Modernização dos Portos. Com o lema “Lanterna na Popa e na Proa”. Humildemente sugerimos que as lanternas sejam também colocadas dos lados, em cima e até por baixo. Existem motivos para que os assuntos sejam bem iluminados...

20241121 Especial 15 Portogente Pimentel foto
Terminal portuário de Chancay, Peru
Foto: ANDINA/Juan Carlos Guzmán

Veja mais: Seminário debate mudanças nas leis de modernização dos portos brasileiros

A expressão “Lanterna na popa” teria surgido no título do livro autobiográfico do ex-ministro Roberto Campos, significando uma luz sobre seu passado. Outros ampliaram a metáfora, colocando também lanterna na proa, como um farol iluminando o caminho a percorrer. Talvez agora seja o momento de tornar o navio feericamente iluminado, para que não fiquem pontos escuros e o exame das questões por todos os lados traga luz sobre o que precisa ser feito, onde e quando.

Veja mais: O megaporto recém-inaugurado pela China no Peru (e seu impacto para o Brasil)

Uma das luzes precisa apontar para o Peru, onde a China inaugurou dia 14/11 um megaporto para uso continental, pensando numa rota comercial direta “de Chancay a Shanghai”, acendendo preocupações sobre como ela afetará o comércio marítimo internacional. Claro que impactará no Brasil e especialmente em Santos, que ainda vai “planejar” um terminal ‘offshore’ em águas profundas – e toda a logística para movimentar suas cargas.

Veja mais: Navio cargueiro bate em balsa durante manobra no Porto de Santos

Nas laterais do nosso navio, será também e cada vez mais necessária iluminação, para evitar colisões com ‘ferries’ e outras embarcações, especialmente com os navios crescendo tanto que logo precisarão ser dobrados ao meio para fazer a curva na Ponta da Praia (exagero? O ‘Tokyo Bay’ que o diga...)

Veja mais: Curiosidade - Calado e Profundidade - Portogente

Recomendável ainda é acender lanternas sob o casco e acima do navio, para conferir profundidade do canal e vão disponível sob as pontes, já que de vez em quando autoridade confunde profundidade com calado, até acha bonito falar em “frete portuário” e outras pérolas colhidas aqui e ali... para não citar as cultivadas em forma de pontes que impedem a navegabilidade dos cursos d’água nacionais.

Veja mais: 'Never normal': Seca e mudanças climáticas ameaçam vias cruciais para a navegação global

Há muito o que conversar neste seminário, e não é só sobre legislação e questões jurídicas, investimentos e eficiência. Cabem aí temas como segurança com produtos perigosos, ampliações ficando inviáveis, efeitos no/do tráfego urbano, da/na crise climática e na/da expansão das cidades... – e, claro, como Trump, Xi, Putin e outros mais discretos pretendem manipular a economia mundial e as consequências disso para o porto. Ah! Usem lanternas abastecidas pela usina hidrelétrica de Itatinga, inaugurada... em 1910!

Veja mais: Vídeo: 15/11/2024 De Chancay a Shanghai: la ruta hacia el desarrollo y la prosperidad compartida

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!