Sábado, 13 Abril 2024

O mais importante é saber a meta a ser alcançada no processo de solução. (Vicente Falconi)

Quase como uma consequência da atual conjuntura nacional, da ascensão do presidente Lula à inédita condição de terceiro mandato presidencial, derrotando com pouca margem de votos um candidato popular, os arranjos políticos imediatos necessários ainda não estão todos consolidados para enfrentar os reais problemas do Brasil. É o caso da principal obra do programa de melhorias do Porto de Santos, o túnel submerso ligando as margens do seu canal de acesso. A pedra no caminho para o futuro deste complexo portuário é sua infraestrutura insatisfatória.

Túnel Dad 18JAN2024

Veja mais
* Projetos do Porto de Santos sem gestão para acontecerem

Ligar as margens do principal porto do hemisfério sul para evitar travessias por embarcações e dar mais produtividade à navegação, entrelaçando dois municípios conurbados, Santos e Guarujá, que é cidade da infância do presidente da República, e ampliar a estrutura turística da Baixada Santista é, também, uma prioridade do governo de São Paulo. Maximizando a oportunidade, o governador do Estado e engenheiro Tarcísio de Freitas tem manifesto interesse em dar continuidade a esse projeto, que iniciou quando ministro da Infraestrutura.

Veja ainda
* Túnel submerso no canal do Porto de Santos é solução avançada

O presidente Lula já sinalizou favoravelmente a essa parceria e tem um caminho pavimentado através do seu ministro de Portos e Aeroportos, o deputado pernambucano Sílvio Costa Filho, do Republicanos, também o partido do governador de São Paulo. O mais importante dessa união de forças é ter a meta a ser alcançada como solução, eliminar balsas e barcas cruzando perigosamente a rota de navios e fluir o trânsito urbano entre duas importantes cidades do turismo do Estado. Assim, aumentar a probabilidade da implantação do projeto e com menor custo. Ganha o povo brasileiro.

Veja também
* Porto de Santos à deriva na rota do futuro

A primeira proposta dessa ligação a seco foi elaborada pelo engenheiro civil e arquiteto, ex-prefeito de São Paulo, Prestes Maia, há quase cem anos e, desde então, passou a ser proposta de programa de governos estadual e federal, nunca realizada, porém com gastos significativos. Inclusive atingiu nível avançado de projeto, com traçado semelhante ao do ora proposto. O governo do Estado de São Paulo tem estrutura de excelência e razão para contribuir para o sucesso dessa obra.

Veja mais
* Porto de Santos e a rota bioceânica do Atlântico ao Pacífico

Vários métodos são utilizados para construir túnel submerso e exige competência que ultrapassa os limites da tecnologia moderna. No arranjo das várias etapas dessa obra colossal, tem destaque um rigoroso cronograma, como o primeiro obstáculo a ser vencido, no início de uma longa e árdua caminhada, com muitas, e não poucas dificuldades a serem vencidas. Trata-se de uma obra exigente de precisão avançada e muitas habilidades. Por suas características portuárias, o canal de acesso aos cais em operação também acrescenta complexidade a sua execução. Decerto, uma construção que exige gestão estruturada por excelência.

Veja ainda
* Presidente do Porto de Santos avalia navio-tanque com potência de 55 bombas de Hiroshima

Ao dar relevância à estratégia, a parceria de esforços com o governo de São Paulo prioriza a produtividade do capital a ser investido nesse projeto e evita os altos desperdícios financeiros já assistidos com tantos insucessos e frustrações. É essencial estabelecer uma frente de trabalho competente e robusta, comprometida com o progresso. Como por século se assistiu às promessas vazias para a transposição do Rio São Francisco, finalmente concretizada pelo presidente Lula.

Veja mais
* Agenda climática necessária nos portos do Brasil

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto