Terça, 03 Dezembro 2024

Cidade e seu porto são inseparáveis. A cidade não pode ignorar o porto e vice-versa.

Finalmente, como Portogente há muito propõe, o caminho para construção do túnel submerso ligando as margens do Porto de Santos vem sendo tratado entre os governos Federal e do Estado de São Paulo. Na última quarta-feira (8), o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reunidos em Brasília, conversaram sobre iniciar essa obra ainda este ano. Será a realização de um sonho regional quase centenário, de uma ligação a seco favorecendo os munícipes, a mobilidade, o comércio, a navegação e o turismo.

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Vista como uma ligação entre os municípios paulistas de Santos e Guarujá, é da alçada do Estado de São Paulo assistir aos municípios para adaptar as cidades aos novos fluxos mais intensos. O governo Federal irá otimizar o tráfego dos navios, sem a resistência das travessias das balsas; vai eliminar as longas filas de espera dos veículos e ampliar a mobilidade, do pedestre ao Veículo Leve sobre Trilho – VLT, entre as margens do canal do porto. Os estudos realizados sobre a travessia por túnel submerso aprovam a solução, como a mais adequada. Hoje, é inaceitável o impacto da travessia dos fluxos dessas cidades na via de navegação intensa do canal de acesso ao principal porto brasileiro.

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Como costuma lembrar o ministro Márcio França, o brasileiro insiste na síndrome do vira-lata, ao achar valoroso só o que o estrangeiro constrói. Assim, não percebe obras como a ponte Rio-Niterói, túnel sob o rio Paraná, para citar uns exemplos. No Porto de Santos, fala-se na ligação Santos-Guarujá desde o notável projeto de Prestes Maia, há 92 anos. De 1988 a 1994, foi construído o Eurotúnel de 50,5 quilômetros, sob o canal da Mancha, ligando França à Inglaterra. Recentemente, a maracutaia da Ecovias, uma promessa de construir uma ponte ligando Santos à Guarujá, conseguiu renovar o seu contrato da Rodovias dos Imigrantes (SP-160), sem licitação.

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Caso não fosse uma decisão que interferisse no movimento dos navios que entram e saem do porto, há muitos anos teria sido construída uma ponte sobre o grande rio, ligando Santos e Guarujá. Como há tantas na região. Márcio França tem espírito desenvolvimentista e uma brilhante carreira política. Dois ingredientes essenciais para complementarem o seu conhecimento e a sua impressão declarada, da necessidade de construir esse túnel. Uma demonstração óbvia de que o governo pode ser empreendedor e gerar receitas.

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Trata-se de reinventar o modo de governar, sem paredes entre a situação e oposição políticas e portas abertas aos interesses da sociedade. A transição mundialmente dos processos de produzir e distribuir, impulsionados por novas tecnologias, exige máximas eficiência e competitividade. O túnel submerso entre Santos e Guarujá não pode ser um copo para se afogar, como tem sido o debate dessa questão sem chance de produzir resultado. Deve ser construído.

Assista também
* O Túnel Submerso do Porto de Santos - Webinar Portogente

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