Terça, 03 Dezembro 2024

Existe uma correlação direta entre conhecimento praticado na organização e o nível de resultado que é atingido (Vicente Falconi)

Uma incerteza, como prenúncio de um fracasso, ronda o programa de projetos do Porto de Santos anunciado pela atual diretoria. São obras aguardadas há décadas e essenciais para aumentar a competitividade do porto. Entretanto, tendo passado quase um ano, o túnel submerso, ligando as margens do canal de acesso, entre Santos e Guarujá, não tem sequer um cronograma consolidado das suas tantas etapas, com racionalidade científica. A dragagem prevista para aprofundamento desse canal beira a judicialização. E, também, seguem imprevisíveis a Av. Perimetral da Margem Esquerda e a proposta de produzir Hidrogênio Verde. Portanto, esses projetos tidos como prioritários pelo governo não demonstram probabilidade de serem inaugurados, neste mandato do presidente Lula.

Dad 02JAN24À entrada do Porto de Santos. Crédito: Acervo Portogente.

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O contrato da dragagem, para aprofundar os atuais 15 para 17 metros, expõe uma gestão de imprevisibilidade e insegurança, como foi a limitação imposta pela Diretoria Executiva da Autoridade Portuária – DIREX, para reverter a renovação desse contrato, sem licitação. Prenuncia judicialização e demora. Nesse sentido, é necessário esclarecer sobre a elaboração do anteprojeto de Dragagem (INPH), com linha de tempo do cronograma com início em setembro de 2023. A análise permite conhecer a verdade dos fatos, melhora as decisões e garante excelentes resultados.

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Outras incertezas, cujas consequências são imprevisíveis, ocorrem na Parceria-Público-Privada (PPP) para o sistema viário da 2ª fase da Av. Perimetral da Margem Esquerda (APME). Um problema de múltiplas variáveis e que há muito aguarda uma solução definitiva. Propõe uma concessão administrativa com prazo de 20 anos, cujo edital tem publicação prevista para outubro de 2024. Com túnel e parcerias totalizam um investimento da ordem de R$ 19 bilhões em três anos. Com certeza, essas soluções há décadas aguardadas, não passam despercebidas pela comunidade do porto nem pela sociedade e, por isso, são um debate permanente.

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A recente demissão do ex-diretor de Engenharia, Carlos Magano, pelo novo ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), como estratégia politiqueira, não é coisa de pouca importância. Ex-funcionário e diretor do Porto de Santos, de longa, dedicada e exitosa carreira, bem como liderança, sua dispensa representa grave perda de qualidade na equipe desse projeto. Especialmente por seu conhecimento amplo do sistema e a falta de consistência que se percebe no andar lento e atrapalhado dos projetos.

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O que se assiste é um insucesso anunciado, de pronto, vitima do encadeamento e resistência burocráticos, cuja superação impõe competência diferenciada. As soluções para viabilizar esses projetos são características: exigem engenharia e experiência ampla e robusta de realizar projetos complexos com resultado efetivo para os desafios do Porto de Santos. Diferente das impressões simplistas e enganosas, que há muito norteiam as diretorias desse principal porto do hemisfério sul, com resultados desfavorecendo os objetivos portuários e nacionais.

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Esse programa de obras portuárias de engenharia especializada, com o novo estado de delegação de competências à Autoridade Portuária de Santos, deve se constituir num sistema de gestão com partes interligadas, com função de produzir resultados. O presidente Lula tem o Porto de Santos na memória da sua infância, com capítulos de luta com significado relevante na sua trajetória política exitosa. É preciso realizar a transição desse pujante complexo portuário para ser competitivo na nova realidade portuária mundial. Missão para profissional habilitado.

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