Sábado, 23 Novembro 2024

O porto do futuro preserva o clima, é inteligente e, nele, a sustentabilidade é a chave.

A Conferência Porto do Futuro, que ocorrerá em Houston, USA, no próximo 4 de abril é uma oportunidade para refletir o futuro do principal porto do hemisfério sul, o Porto de Santos, dentro da pauta desse mega acontecimento. Evento referencial, organizado pela Universidade de Houston, promove um cenário com os principais atores do setor portuário mundial, com uma visão de promover excelência no comércio marítimo a partir dos portos.

Dad 11JAN2024

Veja mais
* Projetos do Porto de Santos sem gestão para acontecerem

Nessa edição, com a participação de mais de 50 portos mundiais importantes, com qual contribuição relevante poderia participar o Porto de Santos, que há décadas anuncia as mesmas obras e, atualmente, ainda não se percebe um rumo que leve com certeza, ao final anunciado? Até agora, já se passaram atamancadamente 25% do prazo apertado para o porte do programa de obras colossais. Assim, não é possível tirar conclusões sobre caminhos e estratégias inovadoras, em relação ao longo passado de frustrações.

Veja ainda
* Regionalizar o Porto de Santos: muito além do túnel submerso e de canal de 17 metros de profundidade

O descompasso político que ocorre na parceria com o governo do Estado de São Paulo para construir o túnel submerso é um exemplo de incerteza e descrença, como pergunta sem resposta. Acrescente-se, também, a escassez de investimentos que se constata no Brasil. Portanto, há que ser definido este alvo, como o conjunto de fins e meios envolvidos para, depois de quase um século, finalmente ser possível ir de túnel, para atravessar o canal do Porto de Santos.

Veja também
* Porto de Santos como imenso canteiro de obras

A equipe técnica do porto é constituída de bons profissionais concursados, mas com quantitativo deficitário para atender ao programa de volume e complexidade das obras anunciadas. Por isso, serão necessárias contratações de competências dentro de um cronograma. Todavia, no dia a dia não acontece o papel adequado do líder, algo tão vital para qualquer projeto de porte, de forma a agregar valor ao longo do tempo, neste caso, tão exíguo.

Veja ainda
* Portos de Santos e do Maranhão disputam hinterlândias

Neste ano de eleições municipais, tem destaque a relação do Porto com a cidade, onde situam-se 9 universidades, quatro públicas: USP, UNIFESP, UNESP e FATEC, como uma pauta prioritária, levando em conta a inauguração do corredor Bioceânico, a ser inaugurado neste ano, ligando por terra o continente sul-americano, a partir do Porto de Santos e aos portos chilenos de Arica e Iquique. E tem relevância o papel de porto concentrador (HUB), no qual hoje se destaca o Porto de Suape (PE).

Veja mais
* Porto de Santos e a rota bioceânica do Atlântico ao Pacífico

O porto e a cidade de Santos precisam desinstalar, sem mais protelação, o navio do grupo Cosan, sem prática ESG (Ambiental, Social e Governança nas iniciais em inglês). Uma potência de explosão de 55 bombas de Hiroshima (Japão). Um debate que não pode se calar e providências indiscutíveis devem ser tomadas. Com a palavra: o presidente da Autoridade Portuária, sobre um potencial de 55 bombas atômicas, atracado na cabeceira do canal interno do porto e inquietando a população da cidade. .

Veja mais
* Presidente do Porto de Santos avalia navio-tanque com potência de 55 bombas de Hiroshima

Carece de meta um programa de porto do futuro atrelado à industrialização do Brasil, sem estratégia para superar os custos e despesas de estatais que crescem acima da receita, bem como o fato dos investimentos no País têm sido insuficientes para promover potência para o crescimento. No caso do Porto de Santos, o principal do hemisfério sul, acrescente-se cumprir com responsabilidade a pauta ESG, como compromisso de preservar a vida.

Veja também
* ESG sem o G não funciona

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!