Domingo, 28 Abril 2024

No novo capitalismo, o propósito está antes do lucro.

Prosperidade e qualidade de vida para todos são obrigações inerentes à relação Porto/Cidade, uma zona de produtividade, conflito e área altamente sensível. Buscar esses Direitos exige um debate permanente, para reconhecer os processos de construção e operação do porto, bem como do desenvolvimento da cidade. No caso de Santos, situa-se na Região Metropolitana da Baixada Santista, de sete cidades e ao menos cinco conurbadas com a atividade portuária.

Dad 11AGO2022Foto: Berenice Kauffmann.

Leia também
* É hora da Agenda Porto Verde de Santos

No sentido de atingir as condições necessárias para a boa relação Porto-Cidade, são imperativas as práticas ESG (Ambiente, Social e Governança – em português), cujos preceitos veem promovendo uma transformação planetária positiva. Portanto, irreversível, obrigatória e urgente. No caso de certos setores do Porto de Santos, como o Distrito Industrial e Portuário da Alemoa, os órgãos fiscalizadores devem ser eficazes, para garantir tranquilidade à sociedade e preservar o planeta.

Leia também
* Distrito industrial e portuário da Alemoa carece de práticas ESG

Trata-se de uma agenda ampla, na qual são abordados aspectos urbanos, ambiental, saneamento, transporte, habitação e energia. Considerando que tais variáveis são submetidas às variações quantitativas e qualitativas, conforme a mudança da história, impactadas pelas novas tecnologias, como adverte a engenheira química Ana Luiza Mayumi, consultora em integração ESG, para quem: “Só se faz isso reunindo todos os atores sociais envolvidos para um grande e sincero diálogo.”

Leia também
* Navio-bomba: potencial equivalente a 55 bombas de Hiroshima no Porto de Santos

A adoção dessa pauta pela Santos Port Authority (SPA) poderá se traduzir em uma ampla inovação na abordagem da ESG pelas cidades e pelo porto com seus atores. Programa em curso, há muito anos, em portos do Hemisfério Norte. E convém abranger a discussão de ineficiências promovidas no processo de decisão, por estar hoje, excessivamente concentrado na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Leia também
* Construir o Porto de Praia Grande para o futuro do Porto de Santos

Ao pensar a modernização do porto logisticamente, avulta a operação de navios de maior porte e fluxos de carga mais intensos. Na visão ESG, faltam projetos robustos para aprimorar a relação Porto/Cidade. Trata-se de unificar diferentes visões sobre um problema que afeta a todos, com o objetivo comum de fomentar qualidade ao Porto de Santos e às cidades.

Leia também
* Ministro da Infraestrutura garante o túnel submerso do Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto