Quinta, 28 Março 2024

Externalidades ambientas e sociais positivas do Porto Verde (Green Port) cruzam oceanos e expandem os limites da sua hinterlândia.

O debate do Porto de Santos do Futuro deve incluir nas suas práticas ESG (Ambiente-Social-Governança, em português) uma agenda de transição energética. Posto que é pioneiro nessa visão, desde quando construiu a sua usina hidrelétrica de Itatinga, na primeira década do século XX. Alimentava as operações portuárias - incluindo guindastes elétricos - e fornecia excedente de eletricidade para a cidade. Hoje, essa pauta é mundial e definitiva.

Dad 01AGO2022Vista da linha da costa marítima no reino unido grupo de pessoas nos moinhos de vento da praia e navio à distância.

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Com o parque universitário da cidade (área insular de quase 40 Km2 e 12 universidades), o porto irá liderar um programa relevante para o futuro descarbonizado. Assim, também impulsionará o município de Cubatão, um importante cluster petroquímico junto ao canal do porto, no desenvolvimento de tecnologia, produção de combustível verde e geração de trabalho contemporâneo. Sem sombra de dúvida, um processo irreversível de um novo modelo energético.

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O município de Bertioga, onde situa-se a usina de Itatinga, é conectado ao porto por um canal navegável e com áreas adequadas para instalação de indústrias de pás eólicas e de células geradoras de energia solar. Trata-se de um projeto de geração, direta ou indireta, de energia em rede, através de um dinâmico rearranjo do porto, no processo estruturante da sua função industrial. Duas industrias de grande potencial nacional.

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Apesar de todo esse valoroso potencial, as autoridades regionais insistem em não perceber o significado das hidrovias junto ao Porto de Santos, para o progresso. Estão inaugurando festivamente a ponte Dos Barreiros, sobre o rio Casqueiro, com calado aéreo que não permite passar chatas com contêiner. Apesar desse rio ser ligado ao canal do porto. Sinal inequívoco da necessidade de se ampliar a atuação da Autoridade Portuária na região, que influencia a logística e os custos portuários.

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O Porto de Santos tem potencial suficiente, se bem utilizado, para participar do mundo atual entre os grandes portos, como é toda a sua história até hoje. Isto tem sido mostrado por Portogente, com propostas robustas, fundadas no conhecimento mais apurado sobre o principal porto do Hemisfério Sul. Entretanto, interesses imediatistas e desalinhados com o futuro exitoso já existiam quando os Guinle iniciaram a grande obra. 

Vamos construir o futuro do gigante complexo portuário de Santos.

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