Quinta, 28 Março 2024

Negócios promissores e de confiança cada vez mais estão ligados às praticas de compliance e governança corporativa. Quem está de fora, de fora ficará também de crescimento e novos investimentos.

As oportunidades brasileiras para ter sucesso econômico no novo tempo mundial são promissoras. Potencial invejável do solo, capacidade de produzir e transformar amparada por relevantes universidades, significativa rede logística em crescimento, esses são alguns dos fatores que impulsionam desenvolvimento e promovem resultados desejados. Entretanto, o ambiente empresarial nacional carece de ajustes e de sincronia com essa nova realidade. No compliance e na governança corporativa.

compliance freepikRegras de compliance para permanecer e crescer no mercado dos negócios. Imagem do Freepik.

Editor | Portogente
Cobertura do terminal da Rumo no Porto de Santos  

O comunicado em defesa da Amazônia, por causa do desmatamento e incêndios, assinado por 230 fundos de investimento, que administram US$ 16 trilhões (R$ 65 trilhões), anuncia um novo tempo de tolerância e negócios com o Brasil. Em termos econômicos, tais valores superam o PIB da China e são quase dez vezes o do Brasil. Na atual conjuntura, essa poderosa fonte de investimentos é vitamina indispensável à combalida economia brasileira.

Sugestões de leitura 
Valores éticos cada vez mais requisitados em processos de recrutamento e seleção   
Desmatamento na Amazônia soma duas Alemanhas

Convém lembrar que esse posicionamento mundial tem seu marco oficial no Brasil, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+20, em 2012. O objetivo foi a renovação do compromisso com o desenvolvimento sustentável. No entanto, ao se analisar a declaração de compliance incluída nos princípios fundamentais expressos nos sites das empresas, percebe-se muitos desencontros semânticos: entre o que se diz e o que se faz.

Blog | Bruno Merlin
Consad e direção da Codesp alegam colaborar com investigações sobre a Draga Jato

O caso da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), no Porto de Santos, é emblemático dessa dissonância entre o compromisso de conformidade e a atitude reprovável, no âmbito de empresas mundiais no Brasil. Por exemplo, parte de um raro manguezal foi destruída na construção do terminal. Isso tupo apesar da empresa declarar, em seu site, ”de conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade...com projetos voltados à fauna e flora da região”.

Editorial | Portogente 
Polêmica envolve terminal da Embraport

A era digital é uma remodeladora do futuro das pessoas, nações e negócios. No governo e na política, na economia e nas empresas, na sociedade e na visão do mundo. O que se assiste desde sexta-feira em defesa do meio ambiente é a internet, como tecido dessa nova sociedade, mobilizando jovens na defesa do Planeta, sem igual em gerações anteriores. É uma mudança irreversível. Esta onda mundial impulsionou a declaração dos fundos de investimento contra os países que não estão preocupados com o futuro da Terra.

Notícias corporativas | Como postar
Os programas de compliance e as marcas mais valiosas do mercado

Apesar de persistir descrenças em cumprir à risca as práticas de compliance, o sistema é imperativo para quem quer estar no futuro dos negócios.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto