Se 2016 não foi um ano fácil para muitas empresas, no mínimo deixou algumas lições para 2017. Uma delas é otimizar custos, por meio de uma cadeia logística que funcione de maneira adequada, tendo como premissa a busca pela eficiência operacional.
De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos no Brasil equivalem a mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), com forte influência da atividade de transportes. Esses gastos representam cerca de 10% do faturamento das empresas brasileiras.
Por isso, o gerente comercial da Intecom Logística, Rodrigo Boniaris, listou quais as tendências que irão impactar positivamente o setor logístico ao longo de 2017. Confira:
1 - Novas oportunidades, mesmo na crise - Por conta do período econômico vivenciado pelo País, o executivo acredita que, a exemplo do ocorrido em 2016, muitas empresas continuarão a buscar eficiência operacional, com custos reduzidos e processos mais eficazes. “Em momentos de crise econômica, é importante canalizar os esforços nas questões que trazem resultado. O objetivo é não dispender energia em projetos que não agreguem, tomando tempo e dedicação do time. Como diz o jargão, a crise traz oportunidades, principalmente para operações logísticas”, enfatiza Boniaris.
2 - Processos cada vez mais automatizados - A tecnologia é forte aliada de processos ágeis e que necessitam funcionar conforme o esperado. No setor logístico, onde é importante acompanhar cada etapa que envolve a cadeia em tempo real, além de ter total controle dos itens armazenados e transportados, o uso da tecnologia é fundamental. Atualmente, existem diversas tecnologias e técnicas disponíveis para agilizar e otimizar os fluxos e processo desta área.
De acordo com Boniaris, em vista deste cenário, as empresas vão buscar processos cada vez mais automatizados, que tragam bons resultados para os negócios e satisfação para o cliente final.
3 – Verticalização dos serviços - Uma das tendências do ano de 2017 será a busca de um player logístico que realize todos os serviços que envolvem a cadeia logística, como armazenagem, distribuição e, principalmente, a gestão de todo o processo. Por isso, empresas como a Intecom, um integrador logístico, são parceiras na estratégia dos clientes, visando melhores resultados.
4 – Compartilhamento de custos - Segundo Boniaris, a queda nos volumes das empresas (devido ao consumo retraído) trouxe a necessidade de compartilhamento de recursos, afim de otimizar os custos. “A Intecom, enquanto integrador logístico, tem focado nesta proposta de otimização para os clientes, o que tem dado muito certo”, explica.
5 – Foco do cliente - As empresas do setor logístico que souberem desvendar as reais necessidades do cliente em 2017 terão um destaque importante no mercado. “A Intecom Logística enxerga a estratégia logística pela visão do cliente, sabendo conduzir a operação logística, do ponto de vista deste cliente. O principal diferencial, neste sentido, é agregar inteligência onde há necessidade na operação logística”, aponta Boniaris.
Sobre a Intecom Logística - Fundada em 2001 para atender clientes de todo o Brasil, a Intecom é uma empresa dedicada à excelência na gestão, armazenagem e distribuição de produtos. Com mais de 350 colaboradores diretos e mais de 700 indiretos, realiza, em média, 200 mil entregas e chega a distribuir mais de 200 mil toneladas de cargas anualmente. Em seu portfólio de clientes estão diversas empresas de setores como varejo alimentar, indústria automobilística, fármacos e cosméticos, entre outros.
A Intecom Logística possui capilaridade nacional a partir de seus armazéns localizados nas cidades de João Pessoa (PB), atendendo ao Norte e Nordeste, Betim (MG), atendendo toda a região de Minas e parte do Centro Oeste, Barueri e a nova unidade em Cajamar (SP), que atendem Sudeste, Sul e parte do Centro Oeste. Com essas unidades, a empresa cobre as necessidades dos clientes de todas as regiões do País.
Mais informações em www.intecomlogistica.com.br.