Caros leitores,
Hoje, iremos escrever sobre o porto fluvial de Lille, a principal cidade francesa junto à fronteira belga. O Porto de Lille está ligado ao Porto de Dunquerque pelo Canal Dunquerque-Escault, o qual permite a navegação de embarcações de grande gabarito com 1.350 toneladas.
História
Surgiu em uma ilha fluvial do Rio Deule, no século XII já era capital dos flandres. Tornou-se francesa em 1667. Conquistada pelo anglo-germânicos e pelos holandeses em 1708, voltou a ser flamenga em 1713. Foi bombardeada pelos austríacos em 1792 e ocupada pelos alemães nas 2 guerras mundiais.
Importante centro tradicional da indústria têxtil também possui indústrias metalúrgicas e químicas importantes.
Criado em 1948, o Porto de Lille se tornou em algumas décadas um importante centro de logística e de negócios. Hoje, o porto é constituído por uma rede de plataformas portuárias distribuídas na Metrópole Lilloise. Essas plataformas são multimodais e dispõe de no mínimo 2 modos de transporte, rodo-fluvial, e as mais importantes são trimodais, rodo-ferro- fluvial.
O sítio original do porto de Lille se estendia por 85 hectares ao longo do Rio Deule, Dele em português, abrangendo os territórios das comunidades de Lille e Loos. Atualmente as atividades portuárias abrangem também as localidades de Santes, Wambrechies, Halluin, Houplin-Ancoisne, Harnes, Marquion, Arques, Loos-Sequedin e La Bassée et Marquette, totalizando uma área adicional de 335 hectares.
Importância do porto e sua movimentação de cargas
A movimentação agro-alimentar, onde o trigo se destaca como principal produto, tem suas instalações, silo, pátios e cais, em Santes.
O Halluin Conteneurs Terminal e o Lille Conteneurs Terminal, estão conectados através de ferrovia, hidrovia e rodovia com todos os todos do Mar do Norte, fato que permitiu ao Porto de Lille, movimentar 88.093 TEU em 2004.
O Porto de Lille está ligado ao Porto Autônomo de Dunquerque através do serviço oferecido pela Nord Container Service, em associação com outros portos regionais, faz o fluxo de feeder (alimentador) entre os portos de Dunquerque, Havre, Felixstowe e Rotterdam.
As 7.697.617 toneladas movimentadas em 2004 colocaram o Porto de Lille como o 3º porto fluvial da França, atrás apenas de Paris e Strasbourgo.
As plataformas logísticas do Porto de Lille atraíram uma série de indústrias, a exemplo da BTP e da Societé Invivo do setor agro-alimentar, além de diversas empresas ligadas às atividades de logística, transportes e serviços, face à facilidade e qualidade das instalações oferecidas.
O Porto de Lille, em parceria com a Comunidade Urbana da Região Metropolitana de Lille e Vias Navegáveis da França (VNF), estão desenvolvendo um projeto pioneiro, que visa aumentar a reciclagem do lixo, urbano e industrial, e realizar todo o transporte desse tipo de material em contêineres, por via fluvial, aliviando com essa atitude o tráfego e o meio ambiente.
Referências bibliográficas:
L' Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d'avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe
– Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours. Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21
Site www.portdelille.com, acessado em 6 de março de 2006.
Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Librairie Larousse - 1988