Editorial | Coluna Dia a Dia
Portogente
Governar não é apenas gerir o presente, mas esculpir a história para as futuras gerações (Dito popular)
O governador do Estado de São Paulo, o carioca Tarcísio de Freitas, há dois meses foi informado sobre o pleito da faculdade tecnológica estadual FATEC/ Santos – Antonio Rubens Lara, sem instalação própria - para ocupar o prédio do antigo grupo escolar Cesário Bastos, do governo estadual e que a Escola Politécnica da USP (POLI/USP) desocupou. Sequer manifestou-se, tampouco sabe-se de providência do governo do Estado para bem instalar a FATECSantos.
Imagem modificada por IA
Veja mais: Porto de Santos: Alavanca do Desenvolvimento Sustentável da Baixada Santista - Portogente
Está sendo exposta uma comunidade de alunos e professores, sobrevivendo há anos em instalações provisórias. Isso precisa ser resolvido definitivamente. Entretanto, a sua resposta é aguardada. Bem como, não se sabe de nenhuma manifestação do governo de São Paulo sobre esse caso, de pleito relevante. Desde sua criação, pelo Decreto nº 26.150, de 31 de outubro de 1986, a FATEC encontra-se na sua terceira mudança, instalada mais uma vez em situação improvisada.
Veja mais: Porto de Santos e sua relação com a cidade em debate extensivo e racional - Portogente
É inegável que as condições atuais comprometem a qualidade do ensino e a imagem de uma instituição cuja história de excelência e inovação ultrapassou limites nacionais, projetando São Paulo como referência em educação tecnológica. Por isso, a instalação da FATEC Santos no Cesário Bastos não é apenas um ato administrativo, mas um reconhecimento de mérito e justiça a uma comunidade que há quase quatro décadas contribui com resultados concretos para o estado, junto ao principal porto do hemisfério sul. Muito mais, cumpre a missão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré, de implantar uma rede gratuita de cursos superiores de tecnologia. Assim sendo, a conquista da FatecSantos será de todas as FATECs.
Como já divulgado, no dia 15 de novembro, próximo, está programado um “Abraço ao Cesário Bastos”, um ato simbólico e pacífico de manifestação pela posse do prédio e pelo início de uma nova fase da FATEC Santos. Nesse momento, o apoio das demais (82) unidades da Paula Souza em todo o Estado será fundamental – um gesto de solidariedade e reconhecimento ao valor do projeto educacional concebido por Antônio Rubens Lara, que permanece vivo na missão de formar profissionais qualificados e cidadãos conscientes, como tantos formandos trabalhando mundo afora.
Veja mais: Fatec/Santos abraça, como seu, o prédio da antiga escola Cesário Bastos - Portogente
A produção do Portogente é realizada, desde a sua fundação, por equipes de fatecanos, com excelentes resultados e a razão do portal ser líder entre seus concorrentes. Em boa parte, o sucesso de um governo deriva dos incentivos exitosos voltados para o longo prazo. A conquista do prédio do antigo e tradicional Cesário Bastos para instalar a FATEC é uma missão de preservar a história, de todos que amam Santos e de todas as demais FATECs. Como expressão da força unificadora - das criações e dos modos de associações - que conquista e dá legitimidade ao patrimônio comum.
Veja mais: Gerar trabalho e prosperidade pelo Porto de Santos - Portogente








