Junto com a estatal, a multinacional alemã está apoiando a logística internacional da carga das Nações Unidas para a Conferência do Clima COP 30 em Belém
O Grupo Rhenus foi escolhido pelos Correios como Provedor Global de Serviços Logísticos para a COP30. Em parceria com a estatal, definida como Operador Logística Estratégico do evento, a Rhenus gerenciará o transporte internacional da carga das Nações Unidas para a Conferência do Clima, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).
A parceria com os Correios utilizará as capacidades internacionais de agenciamento de cargas da Rhenus para garantir a entrega segura e pontual de remessas críticas para um dos eventos climáticos mais importantes do mundo. Com operações em mais de 70 países, a empresa está utilizando sua expertise global em logística para apoiar a execução bem-sucedida da COP 30.
Coordenação e logística internacional
A equipe da Rhenus Brasil está desempenhando um papel fundamental na coordenação do transporte internacional, trabalhando em estreita colaboração com os Correios. A companhia está gerenciando o processo logístico internacional para a ONU, começando com a coleta da carga em Bonn, na Alemanha, seguida pelo transporte aéreo para o Brasil – via os aeroportos de São Paulo–Guarulhos (GRU) e Viracopos (VCP). Após a chegada, a carga será processada sob regime de admissão temporária. A Rhenus também supervisionará a reexportação da carga de volta para Frankfurt (FRA), garantindo sua entrega final em Bonn.
"A parceria com os Correios para apoiar a COP 30 reforça nosso compromisso com a logística responsável e a colaboração global – para o benefício das futuras gerações", ressalta Tobias Bartz, CEO do Grupo Rhenus. "O Brasil é um dos nossos principais centros globais para operações de cadeia de suprimentos e um centro essencial para nossas atividades na região LATAM, apoiado por nossas equipes locais altamente qualificadas. Com uma forte rede internacional e profunda expertise regional, estamos bem-posicionados para fortalecer as cadeias de suprimentos em todo o Brasil e América Latina. Nossa participação se baseia em nossa ampla experiência, incluindo o patrocínio oficial de logística para a COP 29 no ano passado. Estamos ansiosos para contribuir para o sucesso da COP 30 e avançar na transição para uma logística mais sustentável em todo o mundo."
A Rhenus tem um histórico comprovado de apoio a grandes eventos internacionais de diversos setores. No ano passado, o provedor global de logística demonstrou suas capacidades como Parceiro Oficial de Logística para a COP 29 em Baku, no Azerbaijão, e apoiou a equipe olímpica belga nos Jogos de Verão em Paris, gerenciando com sucesso a logística internacional de infraestrutura e equipamentos em vários locais. A Rhenus também forneceu suporte logístico para um cliente global durante os Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro, e recentemente foi nomeada como agente oficial de frete para grandes feiras comerciais no Riyadh Front Exhibition & Conference Centre, um dos principais locais da Arábia Saudita para esses eventos.
Soluções de baixas emissões para o crescimento sustentável
A Rhenus está impulsionando a inovação sustentável na indústria de logística ao integrar sistemas de propulsão alternativos, promover o transporte intermodal e oferecer tecnologias inteligentes que reduzem as emissões em transportes aéreo, marítimo e terrestre. Soluções como o RheGreen, um serviço de frete aéreo, evitam até 40% das emissões de CO₂ ao selecionar a aeronave mais eficiente. A empresa está estabelecendo novos padrões para logística de baixas emissões. Suas ferramentas digitais, como o Emissions Dashboard, oferecem aos clientes visibilidade clara sobre o desempenho de carbono de suas remessas, enquanto o Transport Mode Optimizer permite que eles façam escolhas ambientalmente responsáveis ao selecionar modos de transporte com menores emissões.
Em linha com seu compromisso corporativo de atingir a meta de emissões líquidas zero até 2045, por meio de soluções de baixo carbono, a Rhenus estabeleceu a meta de reduzir emissões e apoiar ativamente seus clientes na tomada de decisões logísticas responsáveis. Para isso, e como parte de sua contribuição para os objetivos da COP, a Rhenus fornecerá um relatório detalhado de suas emissões após a conclusão da operação, facilitando o controle da pegada de carbono dos clientes, promovendo a transparência e fortalecendo o planejamento de uma logística consciente alinhada aos padrões globais de sustentabilidade.
Sobre a Rhenus
O Grupo Rhenus é um dos principais especialistas em logística com operações comerciais globais e faturamento anual de 8,2 bilhões de euros. 41.000 colaboradores trabalham em 1.330 unidades de negócios em mais de 70 países e desenvolvem soluções inovadoras ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Seja fornecendo transporte, armazenagem, desembaraço aduaneiro ou serviços de valor agregado, a empresa familiar concentra suas operações em diversas unidades de negócios, sempre com foco nas necessidades dos clientes.