Segundo o livro “Naus no Brasil Colônia”, a armada espanhola, sob o comando do português Fernão de Magalhães, fez a primeira viagem ao redor do globo, pois viajando para o oeste conseguiu chegar aos países orientais.
Leia também
* A Armada de 1530 de Martim Afonso de Sousa
* Américo Vespúcio na flotilha de Gonçalo Coelho
* A armada do descobridor Pedro Álvares Cabral
* As embarcações no período da colonização
* As embarcações na época dos descobrimentos
* As embarcações no Brasil Colonial
A armada saiu da Espanha e tocou o litoral brasileiro, especialmente o Rio de Janeiro e Angra dos Reis, seguindo posteriormente para o Sul do continente americano, onde descobriu a passagem do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico, a qual tem o seu nome.
A circum-navegação de Fernão de Magalhães – 1519 a 1522
Apenas em novembro de 1520 a esquadra atravessaria o Estreito, penetrando nas águas do Mar do Sul, assim batizado anteriormente por Vasco Nuñez Balboa, e denominou o Oceano em que entravam como "Pacífico", por contraste às dificuldades encontradas na travessia do Estreito.
A armada era composta pelas naves Vitória, Trinidad, Concepción, San Antonio e Santiago. Após a difícil travessia, o bloco chegou às atuais Ilhas Filipinas, onde Magalhães foi assassinado pelos nativos hostis. A viagem foi completada por Sebastião Elcano na nau Vitória, em 1522.
Referências
Naus no Brasil Colônia, P. de Godoy, J.E. Senado Federal, Brasília, 2007