Sábado, 20 Abril 2024

Segundo o livro “Naus no Brasil Colônia”, a armada espanhola, sob o comando do português Fernão de Magalhães, fez a primeira viagem ao redor do globo, pois viajando para o oeste conseguiu chegar aos países orientais.

Leia também
A Armada de 1530 de Martim Afonso de Sousa
Américo Vespúcio na flotilha de Gonçalo Coelho
A armada do descobridor Pedro Álvares Cabral
As embarcações no período da colonização
As embarcações na época dos descobrimentos
As embarcações no Brasil Colonial

A armada saiu da Espanha e tocou o litoral brasileiro, especialmente o Rio de Janeiro e Angra dos Reis, seguindo posteriormente para o Sul do continente americano, onde descobriu a passagem do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico, a qual tem o seu nome.

A circum-navegação de Fernão de Magalhães – 1519 a 1522

Apenas em novembro de 1520 a esquadra atravessaria o Estreito, penetrando nas águas do Mar do Sul, assim batizado anteriormente por Vasco Nuñez Balboa, e denominou o Oceano em que entravam como "Pacífico", por contraste às dificuldades encontradas na travessia do Estreito.

A armada era composta pelas naves Vitória, Trinidad, Concepción, San Antonio e Santiago. Após a difícil travessia, o bloco chegou às atuais Ilhas Filipinas, onde Magalhães foi assassinado pelos nativos hostis. A viagem foi completada por Sebastião Elcano na nau Vitória, em 1522.

Referências
Naus no Brasil Colônia, P. de Godoy, J.E. Senado Federal, Brasília, 2007

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fern%C3%A3o_de_Magalh%C3%A3es

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!