O início do canal que banha a cidade de Detroit é o Rio Saint Clair no Lago Huron, onde estão localizadas Sarnia, no Canadá, e Porto Huron, nos Estados Unidos, duas pequenas cidades com seus respectivos portos.

Leia também
* Os pequenos portos de Saugatuck e Douglas, no Lago Michigan (1)
* O Canal de Detroit nos Grandes Lagos (1)
* O regime das águas nos Grandes Lagos

As instalações do lado canadense são maiores e movimentam grãos agrícolas, principalmente milho e trigo, minérios e areia. Entretanto, a principal movimentação é de derivados de petróleo, pois Sarnia possui uma refinaria de petróleo integrado ao complexo industrial do condado de Lambton.


Sarnia e Porto Huron no Lago Huron - junho de 2013

Ambos os portos possuem acesso ferroviário os quais são interligados pelo Túnel Saint Clair sobre o Canal de Detroit, através da CN- Canadian National, empresa ferroviária canadense que opera também nos Estados Unidos conectando Costa Leste e Costa Oeste ao Golfo do México.

Fotos: Sílvio dos Santos e Victor Thives dos Santos

Ponte rodoviária “Blue Water” entre Sarnia e Porto Huron sobre o Rio Saint Clair – junho de 2013

A localização privilegiada da região proporciona a prática de esporte e lazer aquáticos. Inúmeras marinas permitem o desfrute das límpidas águas azuis e dos parques às margens do Lago Huron durante o período de verão, atraindo grande quantidade de pessoas.


Sarnia, no Canadá – junho de 2013



Sarnia, à direita, e Porto Huron, à esquerda, vistas da “Blue Water Bridge” – junho de 2013



Navio cargueiro entrando no Rio Saint Clair, Sarnia – junho de 2013

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O que você achou? Comente