Sexta, 26 Abril 2024

O regime das águas nos Grandes Lagos, devido às diferenças de altitudes da região, faz com que a correnteza lacustre ocorra do Lago Superior, cuja altitude é de 183 metros, para os Lagos e Huron e Michigan, ambos na latitude de 176 metros, através do Salto de Saint Mary’s.

Leia também
* A navegação lacustre nos Grandes Lagos
* Os Grandes Lagos e o Canal Erie

O Lago de Michigan é um superfície d’água tipo “cul de sac”, isto é, sem saída, pois o fluxo para o Lago Erie ocorre através do Rio Saint Clair e o Canal de Detroit, localizado ao sul do Lago Huron. Entre os lagos de Huron e Erie está localizado o pequeno Lago de Saint Clair. Do Lago Erie, cota 173m, a correnteza d’água segue para o último lago, o Ontário, na cota 74m, pelas Cataratas de Niágara, com 99m de altura.

Os lagos Superior, Michigan, Huron e Erie são denominados de altos, enquanto o Ontário de baixo e as Cataratas do Niágara impedem a navegação.

O sistema formado pelos rios Chicago e Calumet conectam as hidrovias dos Grandes Lagos às hidrovias do vale do rio Mississippi através de modificações nos cursos dos rios e de canais.

O rio Niágara, incluindo as Cataratas do Niágara, ligam o Lago Erie ao Lago Ontário, onde nasce o rio São Lourenço, que por sua vez deságua no Golfo de São Lourenço, no Oceano Atlântico.

A baía Georgiana é uma grande baía localizada dentro do Lago Huron, separada deste pela península Bruce e pela ilha Manitoulin. Ela contém a maioria das ilhas dos Grandes Lagos, com aproximadamente 30 mil. O Canal Norte, uma estreita parte oeste da baía, separa a ilha Manitoulin do restante da província de Ontário.

O canal Welland conecta o lago Erie ao Lago Ontário, visto que não é possível navegar nas cataratas do Niágara.


Lago Ontário em Toronto – Canadá – junho de 2013

Fotos: Sílvio dos Santos e Victor Thives dos Santos

Lago Huron em Sarnia - Canadá – junho de 2013


Lago Erie em Toledo – Estados Unidos – junho de 2013


Praia no Lago Michigan em Douglas – Michigan – Estados Unidos – junho 2013

Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grandes_Lagos_da_Am%C3%A9rica_do_Norte

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!