Sexta, 26 Abril 2024

Caros leitores,
Neste artigo, na sequência da série sobre a navegação lacustre nos Grandes Lagos, a continuação do artigo sobre os pequenos portos de Saugatuck e Douglas, às margens do Michigan, nos Estados Unidos.

********************************************************

A demanda para a madeira serrada para reconstruir Chicago gerou um mercado de forte, quando foram instaladas inúmeras serrarias ao longo do Rio Kalamazoo principalmente na localidade de Singapura. Essa demanda foi tão grande que o corte de todas as árvores das dunas costeiras provou ser um erro fatal. Em quatro anos as dunas tinham enterrado o vilarejo de Singapura, e conta a história que muitos moradores só abandonavam a casa quando esta estava completamente envolvida pelas dunas, permanecendo até a areia atingir o telhado!

Fonte: openstreetmap

Mapa da região de Saugatuck e Douglas

Um resultado do boom madeira serrada foi um aumento do transporte para Chicago. Muitos barcos foram colocados nessa rota. Os portos receberam melhorias na década de 1860, e funcionaram com grande movimentação até o final do ciclo da madeira serrada. Em 1877 a última serraria foi fechada, e a gigante serraria de Douglas convertida para a produção de embalagens para frutas.

A região rapidamente se transformou num crescente complexo de produção de frutas. Os produtores precisavam empacotar e embalar seus produtos e enviá-los para os mercados a oeste como Chicago e Milwaukee. O negócio de frutas manteve muitos barcos na rota de Chicago, assim como trouxe turistas de verão. Já em 1878 muitos habitantes de Illinois estavam construindo residências de verão "summer cottage” em Saugatuck e Douglas, algo que se tornou bastante comum a partir 1890.

Fotos: Sílvio dos Santos e Victor Thives dos Santos

Porto de Saugatuck, atualmente voltado para atividades de esporte e lazer – junho de 2013


Lago de Kalamazoo margem do lado de Douglas local de belas residências de verão – junho de 2013

Referências
http://en.wikipedia.org/wiki/Saugatuck,_Michigan
http://en.wikipedia.org/wiki/Douglas,_Michigan 
http://sdhistoricalsociety.org/sites/museum/museum.php 
http://www.openstreetmap.org/ 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!