Sexta, 19 Abril 2024

Caros leitores,
Na sequência de artigos da série sobre a navegação lacustre nos Grandes Lagos, abordaremos os pequenos portos de Saugatuck e Douglas, às margens do Michigan.

****************************************************

Douglas, oficialmente reconhecida como Vila de Douglas, é uma cidade em Allegan County, no estado norte-americano de Michigan. Originalmente conhecida como Dudleyville, foi fundada em 1851 como uma serraria para o beneficiamento da madeira cortada das florestas adjacentes. Saugatuck, vizinha de Douglas, fundada em 1829, também era uma cidade de serrarias, além de destino turístico, social e cultural no final do século XIX e o início do século XX.

Em Saugatuck, o famoso Pavilion Big, um grande salão de dança, atraiu bandas e visitantes de todo Centro-Oeste do país a partir de a sua construção, em 1909, até o incêndio em 6 de maio de 1960.


Vista de Saugatuck do Monte Baldhead no final do século XIX – Saugatuck Douglas Historical Society


Big Pavilion - salão de dança em Saugatuck - Saugatuck Douglas Historical Society

As serrarias de Saugatuck e Douglas forneceram grande parte da madeira usada para reconstruir Chicago após o grande incêndio que atingiu a cidade, em 1871. Após a exaustão da exploração da indústria madeireira, a área tornou-se um centro para o cultivo de frutas, principalmente pêssegos, além do turismo, devido às belas paisagens compostas pelas dunas e vegetação à borda do Lago Michigan.

Hoje, os turistas são atraídos para as galerias de arte, portos, marinas, comércio e para a bela vista a partir do topo do Monte Baldhead, além de muitas atrações turísticas disponíveis, como a Praia Oval, que goza de uma boa reputação em todo o país e no Canadá.


Desenho dos lagos Michigan e Kalamazoo, o qual abriga os
portos de Saugatuck e Douglas – Museu Saugatuck-Douglas



Estocagem e armazenamento das pranchas de madeira no Porto de Saugatuck – Museu de Saugatock-Douglas



Desenho da embarcação rebocando balsa com madeira e frutas entre
os portos de Douglas e New Richmond - Museu Saugatuck-Douglas


O vapor United States que fazia a travessia de Chicago à Saugatock-Douglas
em uma jornada de 6 horas em 1914 – Museu de Saugatuck-Douglas

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!