Caros leitores,

 

Hoje, iremos falaremos do fluvial Porto de Kehl, localizado no Alto Reno, em frente ao Porto de Strasbourg na França.

 

***********************

 

Localização

 

Porto de Kehl na fronteira

da Alemanha com a França


O Reno Superior atravessa o centro da Europa. A Alemanha, França e Suíça têm no Reno uma relação de estreita vizinhança. Nessa interface européia, os transportes e os eixos de comunicação são particularmente desenvolvidos, trata-se de uma verdadeira região de logística.

 

Além do Rio Reno, uma das principais vias navegáveis da Europa, o Porto de Kehl é servido por uma rede de ferrovias e rodovias. O ICE, Inter City Express, o trem de grande velocidade (TGV) alemão, passa por Offenburg, a poucos quilômetros de Kehl, e será brevemente conectado com a rede do TGV francês. A auto-estrada A5, que liga a Escandinávia ao sul da Europa, e numerosas outras rodovias também servem a região de Kehl.

 

 

ICE – em Offenburg

 

O Inter Cargo-Station et Container Terminal, também em Offenburg, possibilita a conexão ferroviária para o transporte de todo o tipo de mercadoria.

 

O porto e a  sua importância econômica

Cobrindo uma área de 320 ha, o Porto de Kehl reservou 55 ha para o desenvolvimento industrial. Aproximadamente 3 milhões de toneladas de mercadorias incluindo aço e produtos siderúrgicos, óleos minerais, derivados de petróleo, materiais de construção (cimento, areia e pedra), cereais e bobinas de papel, são movimentados anualmente  nos 12 km de cais distribuídos em 3 darsenas. O movimento anual de embarcações atinge a cifra de 3.000 unidades.

 

Vista aérea do Rio Reno e do Porto de Kehl

 

A movimentação de contêineres no Porto de Kehl é da ordem de 7.500 TEU/ano, indicando que o fluxo de mercadorias industrializadas  está em ascensão ao contrario dos produtos em granel. Entretanto se as capacidades dos portos do Alto Reno atendem adequadamente a demanda de contêineres, as embarcações porta-contêineres com 135 metros de comprimento, do gabarito do Reno, para 470 TEU, têm a limitação de empilhamento de 3 caixas devido a Ponte da Europa, que liga Strasbourg a Kehl.

 

A proximidade dos portos de Kehl e Strasbourg originou uma cooperação mútua, havendo atualmente, a participação das 2 entidades nas decisões de operação e planejamento dos 2 portos.

 

Inter Cargo-Station et Container Terminal

 

Cais para cereais  e de derivados de petróleo em Khel

 

 

Referências bibliográficas

 

Site do Porto de Kehl: http://www.hafen-kehl.de/index-inhalt.htm, acessado em 22 de setembro de 2006.

 

En Alsace, Le transport fluvial à l’épreuve de la cooperátion transfrontalière – Raymond Woessner, IUFUM d’Alsace, Strasbourg e CRESAT, FLSH, Mulhouse

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O que você achou? Comente