Sexta, 19 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje iremos finalizar o tema sobre os portos franceses escrevendo sobre as marinas e portos de recreio da Cote D’Azur, no Mar Mediterrâneo. 

 

*************************

 

Histórico

 

Selo comemorativo do Porto de Mônaco

 

A Cote D’Azur fez parte do Império Romano, foi importante devido ao seu litoral recortado repleto de baias e enseadas, que abrigavam as embarcações daquela época. O principado de Mônaco, enclave no território francês, somente foi reconhecido independente em 1512, é  hoje um importante centro turístico e financeiro junto com Nice. 

 

Importância da região e sua posição geográfica

A Cote D’Azur começa em Cassis e termina em Menton na fronteira com a Itália numa extensão de mais de 150 quilometros, onde se destacam as seguintes vilas e cidades: Saint Tropez, Sainte Máxime, Saint Aygulf, Fréjus, Saint Raphael, Théoule sur Mer, Cannes, Juan lês Pins, Antibes, Cagnes sur Mer, Cros de Cagnes, Nice, Villefranche, Beaulieu sur Mer e Monte Carlo.

 

Mapa da Cote D’Azur

 

Vista de Monte Carlo e do porto

de Mônaco com seus iates de luxo

 

A principal atividade econômica da região é o turismo internacional tanto no inverno como no verão, e também a área preferida pelos aposentados franceses devido ao seu clima ameno.

 

A atividade náutica de recreio também é importante para a Côte D’Azur onde estão localizados grandes conjuntos de marinas e portos paras veleiros e embarcações, os denominados iates clubes.

 

Devido o alto poder aquisitivo dos freqüentadores da Cote D’Azur os serviços são especializados e de alta qualidade principalmente nos  setores financeiro, imobiliário, hoteleiro, decoração, moda, saúde e esportivo.

 

Enseada e porto de Cannes

 

Marina de Embiez na Cote D’Azur

 

Porto de Golf abriga embarcações

de recreio e lazer de vários portes

 

A manutenção e revisão dos motores assim como os cuidados com o casco e acessórios geram dezenas de milhares de empregos nos iates clubes e marinas.

 

Os equipamentos hoteleiros das marinas são responsáveis pela outra grande oferta de empregos da Cote D’Azur, que abrange hospedagem, gastronomia, spa, esportes, etc.

 

Finalmente, a atividade imobiliária de novos empreendimentos ligados ao lazer gera empregos nas fases de construção e de locação, sendo responsável por uma boa parcela da economia da região.

 

Durante o verão, a Cote D’Azur recebe turistas de todo o mundo e principalmente os do norte da Europa, quando todo o complexo náutico e hoteleiro atinge o máximo de sua atividade anual.

 

Marina e Spa de Sambres

 

Enseada de Villefranche e seus transatlânticos

 

O Porto de Villefranche é destino dos navios de cruzeiros pelas boas condições de fundeio assim como por suas belezas naturais.

 

Empreendimentos imobiliário da marina de Bouc

 

Como outras vilas e cidades da Cote D’Azur, Mônaco também foi retratada pelos impressionistas.

 

 

Tela antiga do Porto de Mônaco

 

 

Referências bibliográficas

 

Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.

 

Site de Nice:

http://www.cci.fr/Groups/nice_cote_dazur/HomePage

acessado em 31 de agosto de 2006.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!