Caros leitores,
Hoje iremos finalizar o tema sobre os portos franceses escrevendo sobre as marinas e portos de recreio da Cote D’Azur, no Mar Mediterrâneo.
*************************
Histórico
Selo comemorativo do Porto de Mônaco
A Cote D’Azur fez parte do Império Romano, foi importante devido ao seu litoral recortado repleto de baias e enseadas, que abrigavam as embarcações daquela época. O principado de Mônaco, enclave no território francês, somente foi reconhecido independente em 1512, é hoje um importante centro turístico e financeiro junto com Nice.
Importância da região e sua posição geográfica
A Cote D’Azur começa em Cassis e termina em Menton na fronteira com a Itália numa extensão de mais de 150 quilometros, onde se destacam as seguintes vilas e cidades: Saint Tropez, Sainte Máxime, Saint Aygulf, Fréjus, Saint Raphael, Théoule sur Mer, Cannes, Juan lês Pins, Antibes, Cagnes sur Mer, Cros de Cagnes, Nice, Villefranche, Beaulieu sur Mer e Monte Carlo.
Mapa da Cote D’Azur
Vista de Monte Carlo e do porto
de Mônaco com seus iates de luxo
A principal atividade econômica da região é o turismo internacional tanto no inverno como no verão, e também a área preferida pelos aposentados franceses devido ao seu clima ameno.
A atividade náutica de recreio também é importante para a Côte D’Azur onde estão localizados grandes conjuntos de marinas e portos paras veleiros e embarcações, os denominados iates clubes.
Devido o alto poder aquisitivo dos freqüentadores da Cote D’Azur os serviços são especializados e de alta qualidade principalmente nos setores financeiro, imobiliário, hoteleiro, decoração, moda, saúde e esportivo.
Enseada e porto de Cannes
Marina de Embiez na Cote D’Azur
Porto de Golf abriga embarcações
de recreio e lazer de vários portes
A manutenção e revisão dos motores assim como os cuidados com o casco e acessórios geram dezenas de milhares de empregos nos iates clubes e marinas.
Os equipamentos hoteleiros das marinas são responsáveis pela outra grande oferta de empregos da Cote D’Azur, que abrange hospedagem, gastronomia, spa, esportes, etc.
Finalmente, a atividade imobiliária de novos empreendimentos ligados ao lazer gera empregos nas fases de construção e de locação, sendo responsável por uma boa parcela da economia da região.
Durante o verão, a Cote D’Azur recebe turistas de todo o mundo e principalmente os do norte da Europa, quando todo o complexo náutico e hoteleiro atinge o máximo de sua atividade anual.
Marina e Spa de Sambres
Enseada de Villefranche e seus transatlânticos
O Porto de Villefranche é destino dos navios de cruzeiros pelas boas condições de fundeio assim como por suas belezas naturais.
Empreendimentos imobiliário da marina de Bouc
Como outras vilas e cidades da Cote D’Azur, Mônaco também foi retratada pelos impressionistas.
Tela antiga do Porto de Mônaco
Referências bibliográficas
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.
Site de Nice:
http://www.cci.fr/Groups/nice_cote_dazur/HomePage
acessado em 31 de agosto de 2006.