Caros leitores,
Hoje, iremos escrever sobre os portos da Córsega, ilha localizada no Mar Mediterrâneo, a qual faz parte da República Francesa.
*************************
Histórico
Porto de Bastia no final do século XIX
Povoada desde o VII milênio, provavelmente pelos iberos e lígures, a Ilha da Córsega pela sua posição estratégica no Mar Mediterrâneo, entre a França e a Itália, foi ocupada por vários povos ao longo de sua história. Os fócios ou phociens em 564 a.C., os romanos entre 238 e 162 a.C., e devastada pelos serracenos. Foi cedida à cidade de Pisa pelo Papa em 1077 e ocupada por Gênova em 1195. Faz parte da França desde 1768, onde Napoleão Bonaparte nasceu em 1769.
O nome da ilha provavelmente tem origem na palavra korsai, que significa lugar coberto de floresta na linguagem arcaica do fócios, fazendo referência às antigas florestas que cobriam o território corso.
Importância do porto e sua posição geográfica
A Córsega constitui uma região administrativa da França com 8.680 km², e cuja capital é Ajácio. A ilha abriga 2 departamentos: Córsega do Sul cuja capital também é Ajácio e Alta Córsega cuja capital é Bastia. A Ilha tem outras cidades importantes como Bonifácio, Calvi e Corte e uma população total de 50.718 habitantes.
Mapas da Ilha da Córsega
Além de pequenos portos distribuídos ao redor de seus 1.000 km de costa sobre o Mar Tirreno, a Ilha possui 6 portos principais: Ajácio, Bastia, Bonifácio, Porto Vecchio, Propriano e Calvi.
Porto de pesca de Ajácio
Terminal Marítimo de Ajaccio
Os portos corsos têm a tráfego de passageiros e veículos como sua principal atividade em função das linhas de navegação que fazem a ligação da Ilha com Marselha, Nice e outros portos franceses e italianos. Em 2003 a frota abaixo visitou os portos:
v Ferry-boats e navios de passageiros – 2053
v Navios de carga geral – 327
v Navios cimenteiros – 46
v Navios de gás – 35
v Navios petroleiros – 72
v Navios de cruzeiros - 16
O número de passageiros totalizou 2,1 milhões e o volume de carga 1,5 milhão tonelada. O volume de importação representa os mais diversos produtos de abastecimento da Ilha. Bastia é um porto exportador de azeite, limões, cortiça, licores e pescado. Existem também manufaturas de tabaco. A cidade foi fundada por Génova, no século XIV.
Porto de Bastia com seus ferry-boats
e navios de carga geral
A atividade principal da Ilha é o turismo, face as suas belas praias e o mar azul emoldurado por belas montanhas e aos mais de 300 dias de sol, atraindo além dos navios de passageiros um grande número de iates, veleiros e lanchas que lotam seus portos e marinas.
Porto de Calvi e sua marinha
Porto de Bonifácio e sua marina
Referências bibliográficas
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.
Site da Córsega: http://www.corse-du-sud.cci.fr/ports/ajaccio2-2.php acessado em 26 de agosto de 2006.