Caros leitores,
Hoje, iremos escrever sobre os portos fluviais do Rio Mosela, afluente do Rio Reno, na região da Lorena junto as divisas franco-belga-alemã e também com Luxemburgo.
*************************
Histórico
Mapa da região da Lorena
Metz é sede da região da Lorena e capital do departamento de Moselle. Cidade galo-romana foi destruída pelos hunos em 451. Possui belas construções e monumentos como a antiga igreja de Saint Pierre-aux-Nonnains, do século VII, originária de uma basílica civil romana e um museu com coleções arqueológicas nas ruínas das termas romanas. Metz foi anexada à Alemanha de 1871 a 1918.
Importância do porto e sua posição geográfica
Importante entrocamento rodoferroviário e de rotas aéreas, Metz, é servida também um porto fluvial, na confluência dos rios Mosela e Seille. A cidade possui funções diversificadas: administrativa, comercial, militar, cultural e industrial, entre as quais se destacam a automobilística, elétrica, agroalimentícia e química.
Vista panorâmica do vale do rio Mosela
O porto de Metz está dividido em 3 áreas distintas:
* Novo porto de Metz
* Terminal de Mazerolle
* Terminal de Thionville-Llange
Novo porto de Metz
A atividade principal do novo porto de Metz e a movimentação de cereais, carvão, sal e adubos e fertilizantes agrícolas. Sendo o 6º porto fluvial francês, Metz, movimentou em 2005 um total de cargas de 4.053.218 toneladas, sendo 51% por rodovia, 46% por hidrovia e 3% por ferrovia. Os cereais representaram 78% do total e o carvão 10%. O novo porto de Metz possui 66 ha de área total, 1200 metros de cais e 10 km de vias férreas.
Porto público e Terminal de cereais de Mazerolle
O porto público de Mazerolle é concedido para a Camifemo. Em 2005 foram movimentadas 612.277 toneladas de cereais e outros produtos agrícolas, com a participação de 46% da hidrovia. O porto ocupa uma área de 5 há e possui 800 metros de cais.
O porto de Thionville-Llange é especializado na movimentação de carvão e produtos siderúrgicos, face a tradição da Lorena e as indústrias automobilísticas instaladas na região. Em 2005 foram movimentadas 2.805.763 toneladas sendo 45% por hidrovia. O porto possui 69 ha e 2 darsenas com 600 metros de cais.
Darsenas de Thionville-Llange
Referências bibliográficas
L’ Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d’avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.
Site do porto de Metz: www.moselle.cci.fr/infrastructures.php3, acessado em 4 de agosto de 2006
Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours. Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21
Petit Larousse en Couleurs. Paris:Librarie Larousse,1986.1665p