Caros leitores,
Hoje falaremos do principal porto suíço, o Porto da Basiléia, em português, le Port de Bâle, em francês e the Basel Harbor em inglês.
*************************
Histórico
Mapa da rede fluvial do norte da
Europa com Basel ao sul de Strasbourg
Com mais de 170.000 habitantes, Basiléia é a 3ª cidade da Suíça. No ano 40 antes de Cristo, os romanos construíram uma importante fortificação na colina onde hoje está a catedral da Basiléia. O majestoso Rio Reno divide a cidade em 2 partes: à esquerda a Grand Bâle, a urbana, e à direita a Petite Bâle, a rural.
Importância econômica do porto
A cidade da Basiléia é considerada a capital mundial do medicamento, pois lá estão situados diversos grupos farmacêuticos tais como a Novartis, a Roche e a Sandoz. Bâle é o último porto do Rio Reno acessível por embarcações fluviais de grande gabarito, tipo Reno. A montante de Porto de Rheinfelden encontram as cachoeiras de Schaffouse, que são os grandes obstáculos a navegação. O Reno tem 65 km navegáveis na Suíça e permite que a frota fluvial helvética atinja Rotterdam no Mar do Norte. Além da navegação do Rio Reno, a Suíça possui também 12 lagos navegáveis.
Cidades localizadas no trecho do Alto Reno
|
Ao longo dos anos após a II Guerra Mundial, a frota mercante fluvial suíça foi sendo ampliada com o objetivo de diminuir a dependência do transporte ferroviário que era realizado pelas malhas da França, Itália, Alemanha e Áustria. Atualmente a frota é composta por 155 embarcações que transportam mais de 70% das importações de trigo.
Ano
| Importações totais | Tráfego pelo RioReno |
|
| Toneladas | Toneladas | % |
1988 | 787'558 | 437'906 | 55,60 |
1990 | 449'985 | 287'802 | 63,96 |
1992 | 453'772 | 259'844 | 57,26 |
1994 | 379'803 | 267'331 | 70,39 |
1996 | 389'797 | 288'704 | 74,07 |
1998 | 359'141 | 243'889 | 67,91 |
1999 | 393'260 | 270'511 | 68,79 |
2000 | 542'759 | 390'125 | 71,88 |
2001 | 447'279 | 308'879 | 69,06 |
2002 | 550'183 | 367'806 | 66.85 |
2003 | 625'258 | 394'408 | 63.08 |
2004 | 547'733 | 385'591 | 70.39 |
Estatística das importações de trigo
A distribuição do trigo dentro da Suíça é feita majoritariamente por ferrovia, 95 a 98 %, com a utilização de trens unitários compostos por vagões graneleiros, tipo hopper.
As 500 embarcações, de diversas bandeiras, que diariamente servem o porto da Basiléia, movimentam anualmente mais de 8 milhões de toneladas de carga e mais de 70 mil contêineres.
Basileia | 1998 | 2000 | 2002 |
Toneladas | 7.489 | 8.546 | 8.255 |
TEU | 68 660 | 74 188 | 72 431 |
A Suíça também tem uma frota mercante marítima composta por 24 navios, que têm Genova, na Itália, o seu porto de origem. As cargas desembarcadas em Genova seguem para Suíça através de ferrovia ou rodovia e os combustíveis através de oleoduto.
Embarcação fluvial do Rio Reno na
Suíça e o vista do Porto da Basileia
Apesar da grande atividade econômica da região, existe uma consciência ecológica dos países limítrofes, que deu origem a política de renaturalização do Rio Reno. Essa política surgiu com o incêndio na fábrica da Sandoz em Schweizerhalle a montante da Basiléia, e com a contaminação do ecosistema do Alto Reno por pesticidas. Em 1987, o Plano de Ação do Reno começou a reintroduzir o salmão na águas do Reno, de onde estava desaparecido desde a década de 50. Uma das primeiras ações foi dotar a barragem de Iffezheim de elevadores de transposição para os peixes.
Portos do Alto Reno na Suíça, França e Alemanha
Referências bibliográficas:
L’ Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d’avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours. Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21
Site: www.chocolat.tv/coucou-la-suisse/port-de-bale.html, acessado em 20 de julho de 2006.
Site: www.swissinfo.org/xobix_media/images/sri, acessado em 20 de julho de 2006