Sexta, 29 Março 2024

Caros leitores,

Hoje falaremos do principal porto suíço, o Porto da Basiléia, em português, le Port de Bâle, em francês e the Basel Harbor em inglês.
 

 

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Histórico


Mapa da rede fluvial do norte da

Europa com Basel ao sul de Strasbourg

 

Com mais de 170.000 habitantes, Basiléia é a 3ª cidade da Suíça. No ano 40  antes de Cristo, os romanos construíram uma importante fortificação na colina onde hoje está a catedral da Basiléia. O majestoso Rio Reno divide a cidade em 2 partes: à esquerda a Grand Bâle, a urbana, e à direita a Petite Bâle, a rural.

 

Importância econômica do porto

A cidade da Basiléia é considerada a capital mundial do medicamento, pois lá estão situados diversos grupos farmacêuticos tais como a Novartis, a Roche e a Sandoz. Bâle é o último porto do Rio Reno acessível por embarcações fluviais de grande gabarito, tipo Reno. A montante de Porto de Rheinfelden encontram as cachoeiras de Schaffouse, que são os grandes obstáculos a navegação. O Reno tem 65 km navegáveis na Suíça e permite que a frota fluvial helvética atinja Rotterdam no Mar do Norte. Além da navegação do Rio Reno, a Suíça possui também 12 lagos navegáveis.

 

 

Cidades localizadas no trecho do Alto Reno

 

Ao longo dos anos após a II Guerra Mundial, a frota mercante fluvial suíça foi sendo ampliada com o objetivo de diminuir a dependência do transporte ferroviário que era realizado pelas malhas da França, Itália, Alemanha e Áustria. Atualmente a frota é composta por 155 embarcações que transportam mais de 70% das importações de trigo. 

 

Ano

 

Importações totais

Tráfego pelo RioReno

 

 

Toneladas

Toneladas

%

1988

787'558

437'906

55,60

1990

449'985

287'802

63,96

1992

453'772

259'844

57,26

1994

379'803

267'331

70,39

1996

389'797

288'704

74,07

1998

359'141

243'889

67,91

1999

393'260

270'511

68,79

2000

542'759

390'125

71,88

2001

447'279

308'879

69,06

2002

550'183

367'806

66.85

2003

625'258

394'408

63.08

2004

547'733

385'591

70.39

Estatística das importações de trigo


A distribuição do trigo dentro da Suíça é feita majoritariamente por ferrovia, 95 a 98 %, com a utilização de trens unitários compostos por vagões graneleiros, tipo hopper.

 

As 500 embarcações, de diversas bandeiras, que diariamente servem o porto da Basiléia, movimentam anualmente mais de 8 milhões de toneladas de carga e mais de 70 mil contêineres.

 

Basileia

1998

2000

2002

Toneladas

7.489

8.546

8.255

TEU

68 660

74 188

72 431

Movimentação no Porto da Basiléia-Suiça

 

A Suíça também tem uma frota mercante marítima composta por 24 navios, que têm Genova, na Itália, o seu porto de origem. As cargas desembarcadas em Genova seguem para Suíça através de ferrovia ou rodovia e os combustíveis através de oleoduto.

 

Embarcação fluvial do Rio Reno na

Suíça e o vista do Porto da Basileia

 

Apesar da grande atividade econômica da região, existe uma consciência ecológica dos países limítrofes, que deu origem a política de renaturalização do Rio Reno. Essa política surgiu com o incêndio na fábrica da Sandoz em Schweizerhalle  a montante da Basiléia, e com a contaminação do ecosistema do Alto Reno  por pesticidas. Em 1987, o Plano de Ação do Reno começou a reintroduzir o salmão na águas do Reno, de onde estava desaparecido desde a década de 50. Uma das primeiras ações foi dotar a barragem de Iffezheim de elevadores de transposição para os peixes.  

 

 

Portos do Alto Reno na Suíça, França e Alemanha

 

 

Referências bibliográficas:

 

L’ Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d’avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.

 

Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.

 

Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours.  Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21

 

Site: www.chocolat.tv/coucou-la-suisse/port-de-bale.html, acessado em 20 de julho de 2006.

 

Site: www.swissinfo.org/xobix_media/images/sri, acessado em 20 de julho de 2006
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