Sexta, 26 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, não falaremos de um porto, mas de um lugar onde os marinheiros da navegação fluvial se reúnem para as celebrações profissionais, sociais e religiosas. Estamos falando do Conflans Sainte-Honorine, na confluência dos rios Sena e Oise, nos arredores de Paris.

 

*************************

 

Histórico

 

Vista aérea da confluência dos rios

Sena e Oise – Conflans Sainte-Honorine

 

Durante muito tempo, Conflans Sainte-Honorine, permaneceu como uma pequena vila rural, e os marinheiros que ali chegavam eram apenas para carregar as pedras talhadas que eram extraídas das pedreiras e transportadas paras as construções e monumentos de Paris.

 

Entretanto, as embarcações de passageiros e cargas, movidas a vapor com rodas de pás, modificaram a vocação da pequena vila. A construção de um internato para os filhos dos marinheiros, a instalação da sede da Ajuda Social, assim como a Central de Fretes, criaram as condições para que Conflans Sainte-Honorine se tornasse um importante centro da navegação fluvial francesa.

 

As atividades navais e o estacionamento prolongado das embarcações também propiciaram o surgimento de serviços técnicos assim como numerosos ofícios ligados ao transporte fluvial.

 

Mapa com a localização de Conflans Sainte-Honorine

 

Peniches atracadas ao longo do cais

com a Igreja de Santa Honorina ao fundo 

 

Sobre a margem direita do Rio Sena, a oeste de Paris, Conflans Sainte-Honorine deve seu nome a confluência dos rios Sena e Oise. A vila foi construída em forma de um anfiteatro culminando com 25 m de altitude. De lá é possível ver um bonito cenário dos rios e suas margens.

 

Peniches atracadas bordo-a-bordo

 

Há muito tempo Conflans Sainte-Honorine se tornou um dos grandes centros europeus da batellerie, conjunto dos bateis, (lembrando que em português batel é sinônimo de barco), e também um lugar preferido para o estacionamento das peniches, as quais estão sendo utilizadas como residências. Embarcações de diversas nacionalidades permanecem amarradas bordo a bordo, formando diversas filas ao longo das margens.

 

Dentre os novos habitantes das embarcações, o número de marinheiros aposentados é elevado, além de jovens de amam a vida com liberdade junto a natureza.

 

Peniche transformada em residência

 

Planta com o convés principal e o

convés inferior da peniche residência

 

Em junho, durante 3 dias, acontece o Perdão dos Marinheiros, festa que reúne em Conflans Sainte-Honorine as embarcações residentes como também a frota que está navegando, as grandes e as pequenas, os profissionais e os amadores. O Perdão anual é uma ocasião especial para reencontros e numerosas celebrações: missas, procissões, regatas, e muita festa com música, dança, vinho e gastronomia.

 

Nesta data importante ocorre também a benção das embarcações, para que elas estejam protegidas durante todas as viagens do ano e sempre com os porões repletos de carga.

 

Peniches enfeitadas para a festa do Pardon de la batellerie

 

 

Referências bibliográficas

 

L’ Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d’avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.

 

Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.

 

Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours.  Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21

 

Site: www.mairie-conflans-sainte-honorine.fr, acessado em 20 de julho de 2006

 

Site: www.peniche.com, acessado em 20 de julho de 2006

 

Site: www.francerama.com, acessado em 20 de julho de 2006
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!