Caros leitores,
Situado na embocadura do Rio Adour, no fundo do Golfo de Gascogne em plena região basca, a igual distância de Bordeaux na França, e de Bilbao na Espanha, o Porto de Bayonne se beneficia de uma situação geográfica privilegiada nas portas da península ibérica e da França.
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Histórico
Gravura do Porto de Bayonne
Mapa antigo do Porto de Bayonne e a instável
barra do Rio Adour
Na Idade Média, Bayonne tornou-se um porto marítimo e fluvial, e atingiu seu apogeu entre os séculos XII e XIV, sob o domínio inglês. A pequena vila de Bayonne ocupou a confluência dos rios Adour e seu afluente Nive, grande mar na lingua basca, onde a atividade portuária se estendia pelas duas margens do Nive.
A atividade portuária era sustentada essencialmente pelo estaleiros navais, que construiam embarcaçãoes para alto mar como os nefs, galées e pinasses, e também pelas relações comerciais prósperas como a Navarra (Espanha), os Flandres (Bélgica e Holanda), as vilas hanseáticas (Alemanha) e principalmente a Inglaterra.
Para manter e desenvolver a atividade portuária os bayonnais tiveram que lutar para dominar o rio e sua foz no Oceano Atlântico. Durante a Idade Média, o Rio Ardour desembocava em Capbreton, a 15 quilometros de Bayonne. Entre 1410 e 1420, fenomenos naturais deslocaram a foz para 32 quilometros ao norte da cidade, fato que determinou o declinio das atividades portuárias. Esse fato exigiu a construção de diques para a fixação da barra do Rio Ardour, cujas obras executadas pelo engenheiro Louis de Foix em 1578, criaram um estuário artificial a 6 quilometros da cidade na localidade de Le Boucau.
Importância econômica do porto
Bayonne é o 9º porto de comércio da França e desde 1997 seu tráfego anual ultrapassa os 4 milhões de toneladas. Ele movimenta os produtos industrias e agro-alimentares das regiões dos Landes e dos Pireneus do Atlântico, onde se destacam:
· Enxofre
· Petróleo
· Milho
· Adubos e fertilizantes
· Madeira
· Produtos siderurgícos
· Veículos
· Produtos químicos
O Porto de Bayonne foi escolhido pela Ford e General Motors para distribuir para toda a Europa os veículos fabricados na Espanha e Portugal. O porto está ligado através de gasodutos com as jazidas de gás natural de Lacq. O porto abriga também a Aciéries de Atlantique, uma aciaria elétrica, reafirmando a tradição siderurgíca de Bayonne (de onde vem a origem do nome baioneta para a lamina utilizada nas armas de combate corpo a corpo).
Devido as restrições da barra do Rio Ardour, os navios que entram no Porto de Bayonne estão limitados a 20.000 toneladas, 180 metros de comprimento e 9,0 metros de calado.
Lay-out das instalações portuárias de Bayonne
As instalações portuárias têm as seguintes localizações:
· Saint Bernad
· Blancpignon
· Delure
Os cruzeiros marítimos para o país basco utilizam a baia de Saint Jean de Luz, próximo de Biarritz, uma vez que o porto de Bayonne não permite o acesso de grandes transatlânticos.
Vila de Saint Jean de Luz
Vista aérea do cais de Blancpignon
Instalações portuárias de Saint Bernard
Mapa da região dos Pireneus do Atlântico
Porto de Bayonne seus diques
Referências bibliográficas:
Petit Larousse en Couleurs. Paris:Librarie Larousse, 1986. 1665p.
Atlas d’aujourd’hui. Paris:Librarie Larousse, 1982. 112p.
Site de Bayonne: http://www.ports-basques.com/ports/bayonne/ e www.bayonne.port.fr/