Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Situado na embocadura do Rio Adour, no fundo do Golfo de Gascogne em plena região basca, a igual distância de Bordeaux na França, e de Bilbao na Espanha, o Porto de Bayonne se beneficia de uma situação geográfica privilegiada nas portas da península ibérica e da França.

 

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Histórico

 

Gravura do Porto de Bayonne



Mapa antigo do Porto de Bayonne e a instável

barra do Rio Adour


Na Idade Média, Bayonne tornou-se um porto marítimo e fluvial, e atingiu seu apogeu entre os séculos XII e XIV, sob o domínio inglês. A pequena vila de Bayonne ocupou a confluência dos rios Adour e seu afluente Nive, grande mar na lingua basca, onde a atividade portuária se estendia pelas duas margens do Nive.


A atividade portuária era sustentada essencialmente pelo estaleiros navais, que construiam embarcaçãoes para alto mar como os nefs, galées e pinasses, e também pelas relações comerciais prósperas como a Navarra (Espanha), os Flandres (Bélgica e Holanda), as vilas hanseáticas (Alemanha) e principalmente a Inglaterra.


Para manter e desenvolver a atividade portuária os bayonnais tiveram que lutar para dominar o rio e sua foz no Oceano Atlântico. Durante a Idade Média, o Rio Ardour desembocava em Capbreton, a 15 quilometros de Bayonne. Entre 1410 e 1420, fenomenos naturais deslocaram a foz para 32 quilometros ao norte da cidade, fato que determinou o declinio das atividades portuárias. Esse fato exigiu a construção de diques para a fixação da barra do Rio Ardour, cujas obras executadas pelo engenheiro Louis de Foix em 1578, criaram um estuário artificial a 6 quilometros da cidade na localidade de Le Boucau.


Importância econômica do porto

Bayonne é o 9º porto de comércio da França e desde 1997 seu tráfego anual ultrapassa os 4 milhões de toneladas. Ele movimenta os produtos industrias e agro-alimentares das regiões dos Landes e dos Pireneus do Atlântico, onde se destacam:

 

·                  Enxofre

·                  Petróleo

·                  Milho

·                  Adubos e fertilizantes

·                  Madeira

·                  Produtos siderurgícos

·                  Veículos

·                  Produtos químicos

 

O Porto de Bayonne foi escolhido pela Ford e General Motors para distribuir para toda a Europa os veículos fabricados na Espanha e Portugal. O porto está ligado através de gasodutos com as jazidas de gás natural de Lacq. O porto abriga também a Aciéries de Atlantique, uma aciaria elétrica, reafirmando a tradição siderurgíca de Bayonne (de onde vem a origem do nome baioneta para a lamina utilizada nas armas de combate corpo a corpo).

 

Devido as restrições da barra do Rio Ardour, os navios que entram no Porto de Bayonne estão limitados a 20.000 toneladas, 180 metros de comprimento e 9,0 metros de calado.

 

Lay-out das instalações portuárias de Bayonne

 

As instalações portuárias têm as seguintes localizações:  

·               Saint Bernad

·               Blancpignon

·               Delure

Os cruzeiros marítimos para o país basco utilizam a baia de Saint Jean de Luz, próximo de Biarritz, uma vez que o porto de Bayonne não permite o acesso de grandes transatlânticos.

 

Vila de Saint Jean de Luz

 

Vista aérea do cais de Blancpignon

 

Instalações portuárias de Saint Bernard

 

Mapa da região dos Pireneus do Atlântico

 

Porto de Bayonne seus diques

 

  

Referências bibliográficas:

 

Petit Larousse en Couleurs. Paris:Librarie Larousse, 1986. 1665p.

 

Atlas d’aujourd’hui. Paris:Librarie Larousse, 1982. 112p.

 

Site de Bayonne: http://www.ports-basques.com/ports/bayonne/ e www.bayonne.port.fr/


http://fr.wikipedia.org/wiki/Port_de_Bayonne

 

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