Caros leitores,
Saint-Malo é um porto de mar situado no Canal da Mancha, na embocadura do estuário do Rio Rance, que é um braço de mar com uma forte variação do nível da maré.
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Histórico
Gravura do Porto de Saint-Malo
Vista aérea do Porto de Saint-Malo.
À esquerda, a cidade fortificada, construída
durante os séculos XII e XIX.
A vila intra-muros, a Saint-Malo histórica, cresceu nos arredores das muralhas construídas e reconstruídas entre os séculos XII e XIX, as quais os arquitetos Vauban e Siméon Garengeau adicionaram outras fortificações insulares. Uma característica das muralhas de Saint-Malo é que elas estão assentadas diretamente sobre o rochedo que suporta a cidade histórica.
Após a II Guerra Mundial a reconstrução da cidade foi realizada de forma cuidadosa para manter as características originais.
Importância do porto e sua posição geográfica
Saint-Malo situada no Departamento de Ille-et-Vilain é um importante centro turístico e um pequeno porto comercial e pesqueiro. O acesso ao porto de Saint-Malo é protegido por numerosos recifes e rochedos submersos na maré alta e por tômbolos submarinos visíveis na maré baixa. Várias ilhas e ilhotas também compõem o cenário do estuário do Rio Rance, as quais muitas foram fortificadas como Cézembre, Fort Harbour, Fort National, La Conchée, Grand Bey e Petit Bey. O estuário do Rio Rance é delimitado por mar pela barragem de La Rance e por terra pela vila de Dinan a 18 km da foz.
Lay-out das instalações
portuárias de Saint-Malo
Devido a grande variação da maré, em torno de 8 a 9 metros, o acesso às instalações portuárias é feito através de eclusa, a qual tem 150 m de comprimento, 21 m de largura e profundidade de 9 m, condições que limitam o porte dos navios que podem entrar no porto a 15.000 toneladas. Entretanto essa variação de maré é utilizada para a geração de energia elétrica na marémotriz de La Rance.
As instalações portuárias têm as seguintes localizações:
· Bacia Vauban
· Bacia Voubet
· Bacia J. CArtier
· Bacia Duguay-Trouin
Os fertilizantes e a madeira são os tráfegos preponderantes do Porto de Saint-Malo, mas numerosos outros produtos também são movimentados. Os minerais são desembarcados nos cais assim como produtos agrícolas e alimentares. O Porto de Saint-Malo é um dos principais portos franceses na importação de blocos de pedra de granito. O tráfego total em 2003 atingiu 2,2 milhões de toneladas.
A madeira é um dos principais
produtos do Porto de Saint-Malo
Mais de 1,3 milhões de passageiros transitam a cada ano pelo Porto de Saint-Malo com destino a Grã-Bretanha, a Irlanda e as ilhas de Jersey e Guernesey, números que o colocam entre os primeiros portos franceses.
O pré-porto de Saint-Malo, área antes das eclusas, está dotada de 2 terminais para os modernos ferryboats que fazem as linhas regulares com Portsmouth e Poole, na Inglaterra.
O Porto de Saint-Malo tem um tráfego importante com as ilhas de Jersey e Guernesey, tanto de passageiros como de mercadorias. A atividade turística com essas ilhas está bastante desenvolvida e criou um importante fluxo de abastecimento. O Porto de Saint-Malo, graças a duas rampas RO/RO é o principal porto francês de fornecimento de produtos para Jersey e Guernesey.
Terminal dos ferryboats
para a Inglaterra
Referências bibliográficas:
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Petit Larousse en Couleurs. Paris:Librarie Larousse,1986.1665p.
Atlas d’aujourd’hui. Paris:Librarie Larousse,1982.112p.
Site do Porto de Saint-Malo: www.saint-malo.cci.fr, acessado em 03 de junho de 2006