Caros leitores,
Hoje, dando continuidade ao tema portos marítimos, falaremos do Porto de Cherbourg, que é um porto militar e possui serviços regulares de passageiros e de ferryboats para o sudeste da Inglaterra e para a Irlanda.
*************************
Histórico
Pintura de embarcações
fundeadas no Porto de Cherbourg
As primeiras fortificações militares do Porto de Cherbourg foram construídas em 1688 pelo Marechal Sébastian Vauban, comissário geral das fortificações franceses ao longo das fronteiras e dos portos, durante o reinado de Louis XIV. Entre 1780 e 1850 foram realizados os trabalhos de construção dos 4.000 metros do dique de proteção do ancoradouro de 1500 ha, a maior área de fundeio artificial da França. Os trabalhos foram realizados por três engenheiros (Bretonnière, Cessart e Chachin) durante os 70 anos de duração da obra.
Importância do porto e sua posição geográfica
Localizado na entrada oeste do Canal da Mancha, Cherbourg é a capital do Departamento da Mancha e porto militar, base do arsenal de construção de submarinos e escola de aplicação militar da energia nuclear. O porto foi destruído durante a 2ª Guerra Mundial.
Localização do Porto de Cherbourg na entrada
oeste do Canal da Mancha e pintura retratando
os escombros do porto bombardeado
Vista panorâmica do Porto Cherbourg
Além de atividade militar, Cherbourg dispõe de um pequeno porto comercial e de um centro de reparo naval. Os diversos estaleiros instalados em Cherbourg atendem além dos navios marinha francesa, embarcações civis e de recreio.
Vistas da instalações portuárias de Cherbourg
Instalações de embarque das composições
ferroviárias nos ferryboats
O tráfego de passageiros e cargas, cruzando o Canal da Mancha, também é uma atividade importante do porto de Cherbourg. A proximidade com Portsmouth, na Inglaterra, e a posição mais ocidental, em relação aos outros portos do Canal da Mancha, deram para Cherbourg a preferência das linhas de navegação para Dublin na Irlanda. Recentemente com a entrada em operação das embarcações catamarã, denominadas Navires à Grande Vitesse “NGV”, reforçaram essa posição de Cherbourg, pois o porto possui a única carreira para dar a manutenção nesse tipo de navio.
Carreira para a manutenção do catamarã
NGV em Cherbourg
Referências bibliográficas
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Petit Larousse en Couleurs. Paris:Librarie Larousse,1986.1665p.
Site do Porto de Cherbourg: www.port-cherbourg.com, acessado em 20 de maio de 2006