Caros leitores,
Hoje iremos continuar a escrever sobre os portos marítimos e falaremos do Porto de Boulogne sur Mer, que é o principal porto pesqueiro da França.
*************************
Histórico
Gravura do encontro de Napoleão III
com a rainha Vitória em Boulogne sur Mer
Boulogne sur Mer (Boulogne sobre o Mar), localizada no Departamento de Pas de Calais, foi anexada ao reino da França em 1477 por Luis XI. A celebração da aliança franco-britânica contra os russos foi realizada na vila de Boulogne sur Mer em 1855, marcando o início do conflito bélico.
Importância do porto e sua posição geográfica
Como Calais, Boulogne sur Mer também está situada numa posição privilegiada no estreito de Pas-de-Calais, entre o Mar do Norte e o Canal da Mancha, a poucas milhas do maior fluxo comercial do mundo. O porto dispõe de infraestrutura e equipamentos especializados para a pesca, sendo o principal porto de pesca da França, onde o bacalhau, capturado no Mar do Norte, já foi um produto importante durante os séculos XIX e XX.
Classificação em peso e valor das
10 principais espécies comercializadas
Boulogne sur Mer também é o principal centro europeu de transformação, comercialização e distribuição de produtos do mar. As empresas ali instaladas manipulam, anualmente, 300.000 toneladas de peixe.
Vistas aéreas do Porto de Boulogne sur Mer
Além da pesca, a atividade do porto comercial é importante. O cais do porto de Boulogne sur Mer tem 800 m de comprimento e profundidade de 11m. Os 3 berços podem receber navios de até 230 m sem necessidade de utilizar eclusa, apesar da grande variação da maré no Canal da Mancha, da ordem de 8 m.
Vistas da instalações portuárias de Boulogne sur Mer
O tráfego de passageiros também é uma atividade importante do porto de Boulogne sur Mer. Após a interrupção do fluxo devido a concorrência do túnel ferroviário entre Inglaterra-França um novo serviço de navegação, utilizando velozes barcos catamarã, está em operação entre Boulogne sur Mer e Dover.
Catamarã que realizada a travessia
Boulogne sur Mer até Dover na Inglaterra
Referências bibliográficas:
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours. Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21 ]
Site do Porto de Calais: www.boulogneport.com, acessado em 13 de maio de 2006