Caros leitores,
Hoje, falaremos do Porto de La Rochelle, pequeno porto pesqueiro e comercial e também cidade turística na costa Atlântica da França.
*************************
Histórico
Entrada da velho porto de La Rochelle
Capital do Departamento Charente-Maritime, La Rochelle é um porto comercial e de pesca e sobretudo uma cidade turística. La Rochelle tirou seu nome de uma pequena aldeia, de nome Rupella, fundada em 961, no meio de um pântano sobre uma rocha.
Porto importante durante a Guerra dos Cem Anos, centro de comercial colonial com as colônias americanas, entrou em decadência com a perda do Canadá em 1763.
Marina para embarcações a vela
junto ao Velho Porto de La Rochelle
A vocação turística tem início no século XVIII como estação balneária graças a construção de piscinas com água do mar. Em 1900, as praias de La Concurrence e de Minimes já são famosas.
Importância do porto e suas instalações
A construção das docas de La Pallice em 1891, com a infraestrutura adequada, permitiu o desenvolvimento da atividade portuária em La Rochelle. O 7º porto francês possui 2.800 m de cais com profundidades de 14 m e 53 ha de área portuária. A movimentação em 2004 foi de 7 milhões de toneladas de cargas diversas, e em 2005 atingiu a cifra de 6,9 milhões de toneladas.
Derivados de petróleo | 2,5 |
Mercadorias diversas | 2,3 |
Cereais | 2,1 |
Total | 6,9 |
Vista aérea do Porto de La Rochelle: 1. Velho porto;
2. Porto de Pallice; 3. Marina de Minimes; 4. Porto de pesca
Como todos os portos franceses, La Rochelle é servido pelas auto-estradas e ferrovias francesas, mas não tem conexão fluvial.
Rede de auto-estradas francesas
O porto de pesca
A pesca sempre foi uma atividade importante para La Rochelle. Entretanto as crises econômicas praticamente acabaram com essa atividade. Os 110 grandes barcos de pesca de 1960, foram reduzidos para 37 em 1974 e restaram apenas 5 em 1985. A recuperação somente ocorreu em 1994 com a criação do porto pesqueiro do Chef de Baie, onde a tecnologia e a informática estão presentes em toda a cadeia refrigerada de tratamento do pescado.
Reparo naval
O reparo naval para embarcações comerciais também está presente no porto de La Rochelle com o estaleiro Minimes.
Diques secos do porto de La Rochelle
Referências bibliográficas:
L’ Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d’avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Circulo do Livro. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1988.
Site do porto de La Rochelle: www.portlarochelle.com, em 27 de abril de 2006.
Fotos obtidas no google.