Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

Hoje, iremos continuar a falar sobre o Porto de Nantes e Saint-Nazaire, descrevendo seus principais terminais e mostrando a importância dos estaleiros navais ali sediados. Leia aqui o que foi publicado sobre esse porto na semana anterior.

 

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Localização

O Porto Autônomo de Nantes Saint-Nazaire, Le port Atlantique, é multi-especializado, e está localizado em diferentes sítios ao longo do estuário do Loire. Distinguem-se aqueles localizados a jusante de Nantes, agrupados em torno de Saint-Nazaire, são eles: Saint-Nazaire, Montoir de Bretagne e Donges. Outro grupo situado a montante de Nantes, agrupados em torno de Nantes, são eles: Cheviré, Roche Maurice e Wilson.

 

As restrições geográficas e geológicas da região, correntezas, profundidade e largura do Rio Loire, determinaram as especializações dos sítios descritos acima, e como o solo é de baixa capacidade de suporte, sempre há necessidade de preparação do terreno para receber os terminais. Essas modificações nas condições originais do terreno implicam em problemas como meio ambiente e requerem estudos adequados.

 

Por outro lado a região é servida por uma vasta rede de rodovias e por importante eixo ferroviário, fato que deixa Nantes e Saint-Nazaire a poucas horas das principais cidades francesas e européias.

 

Mapa da área de Nantes com a localização dos

terminais portuários e vias de acesso: rodoviária, ferroviária e hidroviária

 

 

Principais terminais portuários

Saint-Nazaire possui diferentes terminais especializados. O terminal frigorífico tem área de 48.000 m² sob refrigeração abaixo de zero. As instalações dos terminais de frutas e graneis agrícolas atendem a importação de frutas e de farelos e pellets para animais, e também a exportação de cereais, óleos, carnes e outros produtos refrigerados. A capacidade do terminal de frutas é de 10.600 m² cobertos, dos quais 5.000 m² sob refrigeração. O calado é de 8, 5 m e recebe navios de 150 a 185 m.

 

Localização dos terminais

ao longo do estuário do Rio Loire

 

Saint-Nazaire ainda abriga o terminal para cargas pesadas, cujos guindastes podem operar com volumes de até 400 toneladas.

 

Enfim, as instalações de Saint-Nazaire também abrigam os estaleiros navais, que possuem carreiras, diques e eclusas que permitem a construção e o reparo de grandes navios.

 

Estaleiros navais

 

O destaque é o Chantiers de L’Atlantique, que recém construiu, para a britânica Cunard Lines, o famoso Queen Mary II, um dos maiores transatlânticos da atualidade.   

 

Queen Mary II deixando o Chantiers de L’Atlantique

Montoir de Bretagne reúne diversos terminais especializados. O terminal para navios roll-on roll-off possui um pátio de 25 ha que permite a estocagem e embarque direto de veículos zero quilômetro, assim como carretas rodoviárias e cargas volumosas. A navegação de cabotagem para a Espanha utiliza bastante o terminal roulier, cujos berços permitem a atracação de navios com 350 m de comprimento e 16 m calado.

 

Terminal para navios roll-on roll-off

 

O terminal de contêineres possui 4 berços e 3 portêineres pós-panamax, e pode receber navios com até 14 m de calado. O porto é servido por linhas de navegação regulares que o conectam a 380 portos no mundo inteiro, principalmente com a África, Oceano Índico, Antilhas, América do Sul além da Grã-Bretanha e a Espanha.

 

 

Terminal de contêineres

em Montoir de Bretagne

 

O terminal de gás metano é o mais importante da Europa. Sua capacidade anual é de 10 bilhões de m³ e movimenta principalmente o gás importado da Algéria e da Nigéria. A operação é da Gaz de France e os 2 berços recebem embarcações com até 13,10 m.

 

O terminal de multi-graneis, grãos, farelos, pellets, adubos, fertilizantes e cimento, é o líder na importação de alimentos para o rebanho francês. As instalações para o cimento são separadas das demais, para evitar a contaminação, assim como as instalações são lavadas após o uso com fertilizantes e adubos. 5 quilômetros de esteiras e diversas torres de distribuição conduzem os produtos diretamente aos armazéns, limitando, assim, a emissão de poeira. Quatro berços atendem navios de até 290 m e calado de 13,5 m.

 

Terminal multi-granéis de Montoir de Bretagne

 

O terminal carvoeiro abastece a usina termo-elétrica de Cordemais da Electricité de France (EDF), e recebe navios de 300 m em seu berço com 16 m de calado.

 

Em Donges está localizado o terminal petrolífero que possui 3 berços para a importação de petróleo bruto e 4 berços para exportação de produtos refinados, todos para navios com até 16 m de calado. A refinaria tem a capacidade de tratar 11 milhões de toneladas dos quais 46 % são movimentadas no terminal.

 

Em Nantes, o terminal Roche Maurice movimenta cereais em seu berço de 225 m e 9 m de calado. Wilson movimenta açúcar em navios de até 185 m  e calado de 8 m. Cheviré é um importante entreposto internacional de madeira, e seus 3 berços recebem embarcações de 225 m com 8 a 10 m de calado.

 

Duas plataformas logísticas também completam as atividades portuárias de Nantes-Saint-Nazaire, Montoir de Bretagne com 120 ha e Cheviré com 150 ha.  

 

Estatísticas

2004

2005

2005/2004

Tráfego total

32 544 281

34 538 533

+ 6,1 %

Principais tráfegos energéticos :

- petróleo bruto
- gás natural
- carvão
- produtos refinados

10 720 570
5 562 528
1 340 337
5 383 348

10 534 882
5 884 050
2 061 424
6 556 488

- 1,7 %
+ 5,8 %
+ 53,8 %
+ 21,8 %

Principais tráfegos não energéticos :

- grãos, farelos e pellets
- cereais
- contêineres
- roll-on roll-off
- madeiras

2 106 025
789 264
1 388 548
650 547
215 706

2 153 316
992 377
1 383 283
580 649
203 957

+ 2,2 %
+ 25,7 %
- 0,4 %
- 10,7 %
- 5,4 %


Curiosidade

Em janeiro de 1941, durante a ocupação alemã, começa a construção da base de submarinos em Saint-Nazaire. Ela faz parte de um dispositivo de defesa em toda a costa atlântica da França, onde 5 bases para submarinos são construídas: Brest, Lorient, Saint-Nazaire, La Rochelle e na desembocadura do Rio Gironde próximo a Bordeaux. A base é uma estrutura de concreto armado coberta, com paredes, pilares e lajes super espessas, para resistir ao bombardeio aéreo. Hoje são utilizadas para abrigar barcos de pesca.

 

Base de submarinos

 

 

Referências bibliográficas:

 

L’ Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d’avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.

 

Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.

 

Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours.  Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21

 

Site: www.nantes.port.fr/, acessado em 6 de abril de 2006.

 

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